Inovação
Diretores dos campi visitam Laboratório de Simulação Realística
Gestores pretendem utilizar bonecos simuladores nos cursos das unidades
As unidades da Ulbra RS preparam-se para implementar o uso dos manequins de simulação realística em seus cursos da área da saúde e afins. O primeiro passo para isso foi a visita realizada pelos diretores dos campi gaúchos, que puderam ver de perto os materiais e o funcionamento dos modelos de maior complexidade. A visita na manhã desta terça-feira, 17, foi conduzida pelo diretor do campus Canoas, Leonardo Haerter dos Santos, juntamente com seu assessor administrativo, Alexandre Berton, e o integrante da Coordenação Acadêmica, Daniel Garlipp.
Responsável pelo conhecimento técnico dos equipamentos, Garlipp ressaltou a qualidade do material adquirido pela Ulbra e suas potencialidades de uso nas aulas práticas dos cursos da área da saúde e também da Educação Continuada. Segundo o docente, a compra é a maior que se tem registro no país, com simuladores de cirurgia, controle de hemorragias, parada cardiorrespiratória, situação de engasgamento e outras diversas funcionalidades. "Aqui está somente uma pequena parte do que temos guardado para disponibilizar no futuro Centro de Simulação Realística, que simulará ambientes de um hospital, com leito, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e demais espaços de atendimento", explicou Garlipp.
O reitor Ricardo Willy Rieth, que acompanhou a visita, ressaltou a importância de utilizar os equipamentos nas aulas dos cursos e de realizar demonstrações às escolas visitantes. "Num primeiro momento, pensando a curto prazo, é importante que se introduza ao menos uma vez, ainda neste semestre, nas disciplinas dos nossos cursos da área da saúde." Após isso, a outra prioridade imediata é a inserção dos manequins nas visitas de turmas dos anos finais do ensino médio. "Essas ações têm um impacto muito grande, então precisamos ser pragmáticos para fazer a utilização dessa forma até o fim de novembro, já visando possíveis alunos para o primeiro semestre do ano que vem", analisou Rieth.
No campus Canoas, os alunos de Medicina que cursam a disciplina de Ginecologia e Obstetrícia já tiveram contato com o novo laboratório. Há também a confirmação de que os alunos de Urgência e Emergência utilizarão o local ainda no mês de outubro.
Novas possibilidades animaram a comitiva
A visita ainda contou com um momento de demonstração de um dos bonecos de simulação realística. Fazendo reanimação cardiopulmonar em um modelo infantil, o pró-reitor de Planejamento e Administração, José Paulinho Brand, aprovou a experiência que será vivenciada pelos alunos. "É algo muito interessante de mostrar em eventos e na prática do dia a dia. Além disso, é um aprendizado importante, que salva vidas", disse Brand.
Os diretores de outras unidades do estado também se empolgaram com o que viram na visita. "Foi uma visita positiva, pois podemos vislumbrar que, além da qualificação acadêmica dos nossos alunos, temos a oportunidade de disponibilizar outros cursos para a comunidade externa", projetou Daniel Cardoso de Brum, gestor da unidade de Torres. O campus do litoral gaúcho pretende oferecer cursos de extensão de baixa complexidade.
O diretor do campus Ulbra São Jerônimo, Eltton Zielke, demonstrou grande interesse em contar com alguns modelos já nas próximas semanas para demonstrar a um grupo de estudantes de escolas da região que vão visitar a unidade. "É uma tecnologia que facilita muito o aprendizado. Vemos como fundamental a introdução destes equipamentos, principalmente para trazermos essa experiência diferente aos nossos alunos e também chamar a atenção de potenciais acadêmicos que nos visitarem", elogiou o gestor da Instituição no interior do estado.
A expectativa é que, ainda neste ano, inicie-se a implementação dos simuladores nos outros campi da Ulbra do Rio Grande do Sul. Além disso, segundo o reitor da Universidade, a ideia é que se capacite de dois a três docentes por unidade, para que os modelos sejam utilizados aproveitando todos os seus recursos.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes