Compartilhando experiências
Simone Leite conta trajetória e traz visão empreendedora em Aula Aberta
Presidente da Federasul falou sobre relevância da qualificação contínua
Paixão e coragem foram as palavras escolhidas por Simone Leite para definir o caminho percorrido até a presidência de uma das entidades mais importantes do Rio Grande do Sul. Com uma trajetória profissional proeminente e recheada de conquistas, a presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) foi a convidada da 2ª edição da Aula Aberta da Educação Continuada da Ulbra Canoas, realizada na noite desta terça-feira, 17, com o tema O Brasil e os brasileiros - um olhar sobre o novo tempo.
Formada em História e Administração, a dirigente construiu sólida carreira na iniciativa privada, onde ganhou destaque como diretora-administrativa da Urano, uma das maiores fabricantes de balanças do país, e, posteriormente, chegou à presidência da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS). A partir daí, Simone passou a pavimentar sua vida profissional no meio empreendedor da região. Antes de chegar à Federasul, a administradora ainda esteve um período (2009-2011) à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Canoas.
"Para passar por todas as barreiras que uma mulher enfrenta neste meio, eu precisei ter paixão por aquilo que eu faço e também ter coragem para enfrentar as dificuldades", destacou a empresária, durante sua fala ao público presente. Segundo ela, ainda há um longo caminho a ser percorrido para que mais mulheres ocupem cargos de liderança, tanto na iniciativa privada como no poder público. "Não é algo que deve ser forçado. Precisamos ter, antes de tudo, competência para ter nomes de peso em posições de gestão de grandes entidades", observou a convidada da noite.
Para atingir esse objetivo, Simone ressaltou a importância de ter se mantido sempre atualizada às necessidades do mercado. Para ela, a qualificação deve ser constante. "É impossível pensarmos em profissionais acomodados em um mercado que está sempre em movimento e se reinventando", explicou a dirigente, que atualmente representa 155 entidades filiadas no estado e que, ao todo, responde por mais de 70 mil empresas.
Mercado de trabalho aumentou suas exigências
O diretor do campus Canoas, Leonardo Haerter dos Santos, lembrou dos seus tempos de aluno do curso de Engenharia Mecânica. Segundo ele, no início, pensava somente em concluir a graduação e não ter que se preocupar mais com os estudos. No entanto, foi vendo que o aprimoramento deve ser constante. "Na minha formatura, eu tive certeza de que não tinha acabado. A primeira formação é uma etapa e um marco muito importante, mas uma graduação nunca esgota um assunto. Então, esse formato da Educação Continuada é um estímulo muito grande para a continuidade dos estudos", contou o gestor, que também é docente na área de Engenharia.
Responsável pela organização do evento, a coordenadora da Educação Continuada da Ulbra Canoas, Dalva Santana, apontou os benefícios da qualificação contínua. "A nossa política de educação continuada, aprovada em 2015, prevê que você pode começar a graduação já planejando a sua pós-graduação. Com ela, é possível ter uma matriz flexível, inovadora, interativa. 50% das matrizes curriculares são ofertadas em cursos de extensão, ou seja, o aluno da graduação pode fazer as disciplinas e, após colar grau, pode aproveitá-las na pós", explicou Dalva.
Outras autoridades e empresários da região estiveram presentes no evento. Entre eles, o reitor da Ulbra, Ricardo Willy Rieth, o diretor de Relações Institucionais da Aelbra, Valter Kuchenbecker, e o presidente do Sindilojas, Denério Neumann. O representante dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada também ressaltou a necessidade de manter-se qualificado e buscar sempre novos desafios. "Não podemos parar nunca. Esse processo contínuo é fundamental. Na minha empresa, todo dia algo tem que acontecer. O profissional, o empreendedor, ele tem que sempre partir para uma outra etapa, buscar um novo estímulo", disse o responsável pela entidade que abrange aproximadamente 18 mil empresas.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras