Guajuviras
Sábado foi dia de exercer a responsabilidade social
Universidade levou mais de 30 serviços para a Escola Paulo Freire
Na manhã deste sábado, 14, enquanto três dos seus quatro filhos brincavam no pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire, no bairro Guajuviras, de Canoas, a dona de casa Joselaine Camargo Miranda, de 31 anos, aproveitava para passar em cada sala do colégio, onde a Universidade Luterana do Brasil disponibilizava uma série de serviços para a comunidade. A ação que levou para a instituição de ensino mais de 30 atividades da Universidade através do Dia da Responsabilidade Social, mobilizou mais de 100 acadêmicos e professores de todas as áreas da Ulbra, oferecendo desde atendimento jurídico à vacinação em cães e gatos, passando por diversas orientações na área da saúde, entre outras. "Muitas coisas que não conseguimos resolver no dia a dia com tanta facilidade, aqui conseguimos solucionar em minutos. Gosto muito e avisei toda a minha família para vir", contou a moradora do Guajuviras.
O retorno dado por Joselaine e por centenas de pessoas que passaram pela escola ao longo de todo o dia comprovam que a universidade cumpre a sua vocação social, como destaca o coordenador do campus Canoas Leonardo Haerter dos Santos. "Para nós, iniciativas como essa são ótimas. É uma oportunidade de darmos uma devolutiva para a comunidade, que é a nossa razão de existir. Se essas pessoas não existissem, não haveria necessidade dos profissionais que formamos", destacou.
Este foi o terceiro ano que a Ulbra promoveu o Dia da Responsabilidade Social na Escola Paulo Freire, já tendo atendido 5 mil pessoas nas edições anteriores do evento. "Essa comunidade passou a ser um diferencial. Além das atividades que promovemos neste dia, seguimos atendendo sistematicamente com outras ações ao longo do ano", lembrou a coordenadora da Educação Continuada, Dalva Santana. A escola, que conta com cerca de 700 alunos, agradece, como reforçou a diretora Elizabete Fettuccia. "Essa parceria com a Ulbra sempre rende bons frutos. As pessoas que vivem aqui são carentes desse tipo de serviço, por isso sem ações como essa eles não teriam acesso a uma série de serviços", reforçou.
Conhecendo outras realidades
Além de cumprir o papel social, a relação da Ulbra com os assuntos comunitários também coloca o acadêmico diante de outras realidades. "São situações que podem transformar o estudante em protagonista do seu conhecimento, já que é um local para praticar o que aprendem na sala de aula, mas não só tecnicamente, também como cidadãos", completou Dalva. Acompanhando os acadêmicos do curo de Farmácia na verificação da pressão arterial da comunidade e nas orientações sobre o uso racional de medicamentos, o professor João Victor Laureano classificou a ação como recompensadora. "É importante para os alunos praticarem suas habilidades, permite uma troca de conhecimentos interessante", opinou.
Acadêmico do 5º semestre de Farmácia, Tiago Fischer, 31 anos, conta que participou pela primeira vez do evento. "Foi uma experiência muito boa, porque fica mais fácil aprender quando podemos praticar o que aprendemos na teoria", justificou. As colegas do curso de Fonoaudiologia, Alexandra da Silva e Ana Lara Voltz, de 22 anos, contaram que gostam de se envolver em ações sociais. "Aqui na escola foi o nosso primeiro ano, mas estamos sempre inseridas na comunidade", contaram. Para a professora do curso de Biomedicina, Carolina Mallmann de Mattos, dias como esse também ajudam a divulgar o potencial da Ulbra. "Mostra o quanto estamos envolvidos com a comunidade", finalizou.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Thierre Cósta
Estagiário de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras