Saúde na primeira infância
4ª Semana do Bebê de Canoas inicia nesta segunda-feira
Apoio familiar e cuidados materno-infantis são foco das atividades
A 4ª edição da Semana do Bebê de Canoas inicia nesta segunda-feira, 16, sob o tema 80 anos de história: Uma cidade que cuida de seus bebês, promovendo diversas atividades comunitárias em busca da conscientização sobre a importância do cuidado na primeira infância. A palestra O impacto do aleitamento materno ao longo dos anos, ministrada pela consultora em amamentação, Diná Gomes da Silva, marca a abertura do evento programada para as 9h30min no auditório B do prédio 14.
Durante toda a semana, várias ações foram encabeçadas pela Secretaria de Saúde do município em parceria com a Universidade Luterana do Brasil. Entre os dias 16 e 19, todas as 27 Unidades Básicas da Saúde (UBS) de Canoas receberão alguns agentes para promover uma intervenção, buscando transmitir informações importantes a respeito de assuntos envolvendo o universo materno-infantil.
"O objetivo dessa semana é levar para a comunidade os trabalhos que a Universidade desenvolve em termos de política de apoio à primeira infância e a promoção de políticas de suporte à saúde materno-infantil, porque consideramos que a base do desenvolvimento se dá já no nascimento ou até anteriormente,'' apontou a coordenadora da 4ª Semana do Bebê, professora Aline Groff Vivian.
Acadêmicos de diversos cursos das áreas de saúde, ciências sociais e educação, supervisionados por professores, desenvolverão atividades em parceria com a Prefeitura Municipal, dentro e fora do âmbito universitário. Serão organizadas oficinas nos Centros de Referência em Assistência Social, onde encontra-se a comunidade mais vulnerável socioeconomicamente, encontros promovidos pela Liga de Medicina, com adolescentes do ensino fundamental e médio de algumas escolas municipais, abordando assuntos como gravidez na adolescência, sexualidade e drogadição.
Além disso, o curso de Psicologia irá atuar com o grupo familiar nas UBS e escolas, questionando a importância do autocuidado para prover uma boa educação aos filhos. Ainda nesse tema, o público-alvo determinado pela Prefeitura de Canoas, atuantes do programa governamental Primeira Infância Melhor, receberá uma capacitação dentro da Universidade sob o mesmo tema.
Como iniciou a Semana do Bebê?
Inspirada no projeto extensionista e comunitário da Ulbra, existente desde 2000, O bebê e seu mundo, a Semana do Bebê teve seu surgimento no município de Canela, na serra gaúcha. Logo, ganhou a atenção do Fundo das Nações Unidas para a Infância, que em conjunto elaborou uma cartilha estabelecendo um modelo a ser seguido e replicado pelos demais municípios. No dia 26 de setembro de 2016, portanto, a cidade de Canoas deu início a sua primeira Semana do Bebê.
A cobertura completa do evento pode ser acessada clicando aqui.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras