Ulbrati
Confraternização celebra os 26 anos do Ulbra para Terceira Idade
Evento reuniu integrantes do projeto na tarde desta quinta-feira
O projeto de extensão Ulbra para Terceira Idade (Ulbrati), realizou nesta quinta-feira, 12, uma confraternização pelo aniversário de 26 anos do grupo. O evento aconteceu no restaurante vip do prédio 11 e contou com apresentações de teatro, dança e coral. Devido à participação que as integrantes do Ulbrati tiveram no Sarau das Nações deste ano, que homenageou o México, as apresentações seguiram essa temática.
Hoje, o projeto conta com parceria dos cursos de Educação Fìsica, Letras, Fisioterapia e o grupo do coral. A coordenadora do projeto, professora Lidiane Feldmann, conta que é possível enxergar as mudanças nas idosas desde o momento em que elas entram no projeto. "Por exemplo, algumas que não dirigiam mais, voltaram a fazer isso, além das melhoras físicas, possíveis de notar devido às avaliações físicas que são realizadas logo no início", destacou.
Olidia Marlene de Oliveira, que está no projeto há 19 anos, participa da dança, do canto, do teatro e da hidroginástica. Ela conta que o Ulbrati traz muitos benefícios para a saúde. "A convivência com as outras participantes possibilita um afeto especial. O projeto faz bem para mim e para as minhas amigas também", contou. Para a colega de projeto, Iro Lopes, a sua vida mudou para melhor depois que ingressou no Ulbrati. "É ótimo fazer parte desse projeto. Em matéria de qualidade de vida eu ganhei muito", conta ela, afirmando que participa do projeto há cinco anos.
Promovendo qualidade de vida
O maestro Francis Padilha trabalha há cerca de 9 anos com o Ulbrati e está na coordenação do coral. Ele, que iniciou como voluntário, também relata que é possível enxergar mudanças nas participantes. "Quando trabalha com coral, se trabalha percebendo o outro, o entorno, as ações são feitas em conjunto. Hoje, as cantoras têm mais percepção, observam mais o colega, conseguem se posicionar com mais facilidade", explicou.
Para Andrieli Ferreira dos Santos, estagiária do projeto e aluna de Educação Física da Ulbra, este é um projeto que não tem o objetivo de retardar o envelhecimento, mas fazer com que possam chegar à terceira idade o mais ativo possível. "Proporcionar uma melhor qualidade de vida e eventos como este são importantes para unir o grupo de pessoas que muitas vezes não se conhecem devido ao fato de que cada aula é realizada em um local", pontuou.
O público-alvo do projeto são pessoas acima de 60 anos de idade, e aqueles que tiverem interesse de se inscrever podem participar de qualquer uma das atividades oferecidas.
Andressa Miranda
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras