Programa
PET-Saúde faz capacitação em imunização para profissionais de Canoas
Técnicos em Enfermagem receberão certificado após conclusão do curso
Em decorrência das políticas de vacinação obrigatória, diversas doenças passaram ao nível de erradicadas com o passar do tempo, deixando de ser uma preocupação de saúde pública. Mas, agora, o questionamento passou a ser outro: como oferecer a capacitação necessária para que os profissionais da área consigam aplicar e compreender as vacinas da melhor forma possível?
É pensando nisso, e em tantos outros vieses do mundo da saúde, que o Programa de Educação para o Trabalho em Saúde, o PET-Saúde, ofereceu uma capacitação em imunização para profissionais do município de Canoas, em parceria com a Rede Municipal, nesta quarta-feira, 11, na Ulbra, onde foram selecionados os técnicos em enfermagem divididos em quatro turmas de 35 pessoas. A capacitação tem duração de três semanas, sendo que neste período são atendidas duas turmas, uma pela manhã e outra durante a tarde. Após a formação de ambas, as próximas duas turmas passarão pela capacitação.
O que contaram os professores e aluna do programa
Segundo a professora da Ulbra e coordenadora do grupo 2 do Programa, Maria Renita Burg, desde o mês de abril os acadêmicos da Universidade vêm recebendo qualificações em vacinas para que, neste momento, possam coordenar essas atividades.
Liane Einloft, coordenadora geral do PET-Saúde, contou um pouco sobre a organização dos acadêmicos para a atividade. "Eles têm se empenhado muito no projeto, desenvolvendo materiais didáticos, como jogos, para transmitir a mensagem de forma clara e interativa".
A aluna de 7° semestre do curso de Enfermagem, Caroline Garcia, contou um pouco sobre essa preparação: "Faz alguns meses que estamos recebendo aulas sobre o tema, para que consigamos transmitir tudo que é necessário para os profissionais. Esse momento é muito importante para nós, porque podemos contribuir ativamente com o município e suas demandas na área da saúde".
Ao final deste primeiro encontro, os participantes deram algumas sugestões para melhorar os índices de cobertura vacinal do município de Canoas. Entre elas, foi apontado uma forma de proporcionar um maior conhecimento familiar sobre a importância da imunização, além da utilização das escolas como meio de divulgação dessa necessidade.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras