Comunicação Social
Biólogo esclareceu sobre temática que está na mídia
A sustentabilidade e o meio ambiente abordados na mídia
Impacto ambiental, ecologia, ecossistema e outros termos ligados a mesma temática vêm ganhando cada vez mais destaque na mídia e na sociedade, tanto que as provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) sempre contemplam questões dessa área. Cientes desta realidade, os cursos de Comunicação Social da ULBRA Canoas promoveram sua Aula Magna do segundo semestre de 2012 com o tema Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Para o evento, realizado na noite da última terça-feira, 02.10, foi convidado a palestrar o professor, biólogo e doutor em ecologia Eduardo Dias Forneck. Ele definiu meio ambiente do ponto de vista conceitual científico e apresentou um breve resumo dos impactos ambientais. Sua explanação desmistificou informações equivocadas que acabaram sendo difundidas na sociedade. “O efeito estufa não é maléfico, sendo necessário para regular o clima do planeta. Entretanto, o aquecimento global acontece quando ocorre um exagero do efeito estufa”, explicou Eduardo.
O conteúdo apresentado, embora específico em alguns aspectos, possibilitou certa reflexão dos estudantes de comunicação social. “Existem muitos dados imprecisos circulando, tanto que já vi diversos panfletos publicitários afirmando que determinado produto é sustentável, mas na verdade não é. A mata Atlântida tem hoje menos de 7% de sua área natural preservada, porém não vejo a mídia fazer alarde sobre este fato. Destaco a iniciativa da ULBRA, pois me permite levar à luz do conhecimento princípios consistentes em relação ao uso dos recursos naturais”, complementou o palestrante.
Para a coordenadora do curso de Relações Públicas da Universidade, Lisiane Nunes, o conteúdo do evento proporciona novos conhecimentos para os estudantes. “Acho que esse encontro oportuniza aos alunos que eles desenvolvam uma visão mais crítica e não acreditem cegamente em tudo que é informado pela imprensa, mas que eles possam ir atrás de informações e conteúdo.”, explicou Lisiane.
Notícias relacionadas
-
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos