Inovação
Diretor da Ulbratech vai à Costa Rica para parceria inovadora no país
Governo costarriquenho pretende criar seu primeiro Parque Tecnológico
Boa educação, baixos índices de criminalidade e preocupação com a sustentabilidade. Com essas características, a Costa Rica desponta como um dos melhores países para se viver na América Central. Mas eles querem mais: o próximo passo é a criação de seu primeiro Parque Tecnológico. Para isso, o governo do país convidou gestores da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp) com expertise para criar o projeto. Entre os convidados está o diretor da Ulbratech, Márcio Machado e o diretor de inovação do IF-RS, Anderson Yanzer Cabral.
Durante 10 dias, entre 17 e 26 de agosto, o gestor da Rede de Inovação da Ulbra (Ulbratech) esteve no território de 51.100 km² e pouco mais de 5 milhões de habitantes. Machado visitou os campi da Universidad Nacional Costa Rica (UNA), instituição federal que é responsável por diversas pesquisas que fazem do lugar um dos mais promissores para investimentos em tecnologia e inovação. "É um país que está à frente do Brasil no ranking Global Innovation Index, porém eles ainda não têm ambientes de inovação como os parques tecnológicos, e por isso eles nos chamaram", explicou. No ranking citado pelo gestor, a Costa Rica aparece na 55ª posição, enquanto o Brasil está na 66ª.
O cronograma no país da América Central contou com quatro palestras no evento UNA Innovación (nos dias 19, 20, 21 e 22), duas oficinas de metodologias de cocriação e design thinking e uma consultoria que deve resultar no primeiro Parque Tecnológico costarriquenho. Além disso, algumas demandas já indicam que a parceria pode se estender. Há propostas de transferência de tecnologias, consultorias para a implantação do modelo de gestão com selo Cerne, criação de cursos de inovação e empreendedorismo para os professores da UNA e, inclusive, uma visita técnica do gestor de inovação da universidade à Ulbra.
Com isso, abre-se a possibilidade de um convênio de cooperação e até mesmo intercâmbio de professores entre as universidades UNA e Ulbra. Segundo Márcio Machado, a Faculdade de Ciências da Terra e Mar externou o interesse em uma integração com incubadoras do Rio Grande do Sul, incluindo a Ulbratech.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Tags
Notícias relacionadas
-
29
OUTREDE DE INOVAÇÃO Ideathon na Ulbra Canoas promove maratona de soluções inovadoras -
12
SETCONEXÃO BRASIL-PORTUGAL Ulbratech anuncia parceria com a Unicorn Factory Lisboa -
10
JULEM EXPANSÃO Parque Tecnológico Ulbratech amplia espaço para receber novas startups -
18
ABRINOVAÇÃO Ulbratech escolhe seis projetos para a Incubação Online
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras