Sustentabilidade
Semana Acadêmica de Química inicia com palestra sobre economia circular
Apresentação trouxe o processo de reutilização de plástico da Braskem
O plástico é considerado um dos grandes vilões do meio ambiente. Cientistas se desdobram diariamente em pesquisas para descobrir métodos de reutilização e que diminuam o impacto do material no ecossistema. Para falar disso, nada melhor do que o engenheiro Fabio Peterson Fell, coordenador do Laboratório de Inovação e Tecnologia da líder no segmento, a Braskem. Ele foi o convidado para realizar a abertura da Semana Acadêmica de Química, na noite desta segunda-feira, dia 2.
O tema central da palestra do engenheiro químico foi a economia circular, que consiste nas formas de reinserir um material no mercado, dando uma vida útil maior e, dessa forma, reduzindo os impactos ambientais. Para exemplificar, Fabio trouxe uma apresentação com o que vem sendo realizado pela Braskem na área. "Nós temos uma grande preocupação com a reciclagem. Compramos, absorvemos o produto, usamos e destinamos do modo correto e, posteriormente, esse mesmo material acaba retornando ao nosso consumidor", explicou o coordenador.
De acordo com Fabio, é preciso desmistificar que o plástico por si só é danoso ao meio ambiente. "Ele não é o vilão dos oceanos, como dizem. Algumas pessoas não fazem o uso e o descarte correto, fazendo com que esse material prejudique todo um ecossistema", disse. Segundo ele, a Braskem vem mostrando que é possível fazer um uso consciente do plástico, agregando valor ao material reutilizado e de forma quase imperceptível. "Você coloca o plástico reciclado ao lado de um novo e nem percebe a diferença", destacou.
Pensando no futuro do mercado
Por ser uma líder de mercado, Fabio explica que a empresa viu a necessidade de ser precursora no processo. "A economia circular é uma realidade, então nós buscamos reutilizar o material que produzimos e também já não usamos o mesmo percentual de plástico que utilizávamos antes. Agora, fazemos o uso de cana de açúcar, pois, através do álcool, nós conseguimos obter o polímero, entrando em um caminho verde. Ou seja, nós procuramos fazer a reciclagem mecânica e química, mas também o consumo consciente", enfatizou.
As mudanças do mercado serão enfatizadas durante os próximos eventos da Semana Acadêmica, adiantou o presidente do Centro Acadêmico dos cursos de Química, José Augusto Rodrigues. "Pensamos em trazer a realidade da indústria e o momento que o país está vivendo. Também buscamos trazer experiências de fora, para que tenhamos uma noção do que nos espera após a graduação", contou o organizador. Além das palestras, o evento contará com minicursos para qualificar os acadêmicos.
A aluna do curso de licenciatura em Química, Júlia Leote, do 3º semestre, achou relevante a temática abordada na primeira palestra. "É importante trazer esse assunto, pois precisamos de cada vez mais reciclagem desses plásticos. É alarmante a quantidade desse material no planeta, então precisamos discutir formas de reduzir esse impacto. Acho que a palestra com esse tema veio em boa hora", elogiou a jovem.
Para conferir o restante da programação do evento, clique aqui. A Semana Acadêmica de Química segue até esta sexta-feira, dia 6.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras