PDI
Palestra trata sobre a internacionalização na grade curricular
Diretor de universidade parceira trocou conhecimentos sobre o tema
O mês de setembro começou reflexivo para professores e coordenadores de diversas graduações da Ulbra Canoas. Os docentes participaram, na manhã desta segunda-feira, 2, da reunião semanal do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ulbra (2017-2022). O encontro, realizado no auditório do prédio da Odontologia, pautou diversas questões pedagógicas a nível internacional, levantadas pelo diretor de cooperação internacional da Universidade Nacional Del Litoral, na Argentina, Miguel Sérgio Rodriguez, que participou do encontro através de uma videoconferência.
O representante da unidade de ensino conveniada, além de responder questões sobre a temática, compartilhou suas experiências sobre o processo de internacionalização nos currículos da Instituição, que vem ocorrendo desde 2015. "É importante, nesse processo, oferecer o aprendizado do idioma próprio do espanhol na grade curricular para que estudantes estrangeiros incorporem uma segunda língua, por exemplo. Também é importante verificar cadeiras específicas e em comum com os diversos cursos nas entidades conveniadas dos diferentes países para saber quais são as equivalências e possibilidades do aluno", comentou Rodriguez.
Também foram pautadas questões de implementação de ao menos uma disciplina nas competências curriculares, oferta de vagas em programas específicos e classificação desse novo processo pedagógico que vem sendo construído na instituição argentina. "A ideia é ter essa troca de experiências para que nossos coordenadores e membros da Direção, que estão trabalhando em cima dessa novidade no Projeto Pedagógico do curso, viabilizassem esse processo e tentassem organizá-lo com mais facilidade," comenta a assessora de Relações Internacionais e professora da Ulbra, Andréia Athaydes.
Ao final da troca de saberes, o pró-reitor Acadêmico Pedro Antonio González Hernández incitou os desafios além das barreiras linguísticas e culturais. "Temos muito a construir no que tange as questões operacionais. Precisamos fazer alinhamentos com outras universidades e caminhar para uma lógica comum curricular. As entidades, num contexto disciplinar, necessitam qualificar, permanentemente, esse processo pedagógico, moldado aos interesses e necessidades de cada uma das profissões e áreas de atuação", destacou.
Novo PDI
Os encontros do Plano de Desenvolvimento Institucional da Ulbra (PDI) debatem questões relativas à acessibilidade universal e aos processos de internacionalização, de curricularização das atividades de extensão e de avaliação por competências que serão instituídos em todos os cursos da Universidade até 2022. Possuem dois encontros semanais, um no turno da manhã e outro à tarde, todas as segunda-feiras, para diferentes segmentos curriculares, onde os membros da direção da Unidade expõem ao corpo docente estratégias e principais resoluções do documento para alavancar o tripé Extensão, Ensino e Pesquisa da Universidade.
Thierre Cósta
Estagiário de Jornalismo da Ulbra Canoas
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