Gente da Ulbra
Acadêmico de Jornalismo integra o primeiro time LGBTQIA+ do estado
Jônata Machado sonha em ser narrador esportivo
Não somente no 28 de junho, mas todas as outras datas do ano, são dias de se orgulhar e lutar pelos direitos das minorias combatendo todas as frentes de preconceito e discriminação. Organizado como uma forma política de fazer esporte, o Magia Sport Club surgiu em 2005, em Porto Alegre, e recebe, desde então, os membros da comunidade LGBTQIA+ apaixonados pelas modalidades do vôlei, futebol e handebol.
Entre eles, está o acadêmico do 5ª semestre de Jornalismo da Ulbra, Jônata Machado, que conta que conheceu o Magia a partir de postagens no Facebook. Para ele, ter um espaço de convivência com a comunidade, atrelado ao desenvolvimento do esporte, é, além de um ato político, uma forma de exercer o jornalismo através do contato com novas histórias de vida.
"Durante a minha infância, eu não gostava muito de praticar o futebol, só acompanhava enquanto torcedor e ouvia os jogos pela rádio. Foi durante o ensino médio, e após conhecer o Magia, que despertou o meu interesse pelo esporte e eu pude, então, perceber que existem sim homens gays que praticam esportes predominantemente formados por héteros, assim como eu, e que isso é uma forma de afirmação identitária", disse.
O aluno também destacou a relação que o esporte tem com o seu curso de escolha, o Jornalismo. "O meu sonho, hoje, é ser um grande narrador esportivo. O Jornalismo me possibilita a abertura de inúmeras portas de atuação, e uma delas é o jornalismo esportivo. Quero, com isso, quebrar essa barreira que ainda existe entre a comunidade LGBTQIA+ e o esporte", contou.
Conheça um pouco mais da relação de Jônata com o Magia Sport Club
Fundado no dia 1 de março de 2005, em Porto Alegre, o time é o primeiro a se ancorar enquanto clube LGBTQIA+ do estado do Rio Grande do Sul como associação sem fins lucrativos, e hoje conta com cerca de 178 sócios, entre atletas, fundadores e torcedores.
Em 2018, Jônata uniu seu sonho do jornalismo à sua recente paixão pelo futebol, e decidiu fazer parte da história do Magia. "Hoje eu me sinto completo: ao mesmo tempo que eu me torno um jogador de futebol e jogo o meu primeiro campeonato, que foi em Brasília neste ano, eu me afirmo enquanto homossexual e pertencente à comunidade LGBTQIA+", disse.
O primeiro campeonato à que Jônata se referiu em entrevista, a Champions Ligay, estava em sua 4ª edição quando o acadêmico participou, em Brasília, com um total de 24 equipes disputando o título. Neste ano, a 5ª edição acontecerá entre os dia 15 e 16 de novembro, em Belo Horizonte, e o jovem já iniciou sua preparação junto ao Magia Sport Club. "Treinamos uma vez por semana, durante mais ou menos duas horas, para darmos o nosso melhor lá em Minas Gerais, mas a proposta do campeonato é sempre a mesma: competir e se divertir ao máximo", contou o esportista.
Ao final da conversa, Jônata fez um adendo para o quanto campeonatos como este, e a existência de times de futebol que não chutem apenas a bola, mas principalmente o preconceito, são necessários para construirmos uma sociedade mais igualitária e menos discriminatória.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras