Assuntos comunitários
Ulbra promoveu final de semana de ações comunitárias
Praça e parque de Canoas receberam serviços de cursos da Universidade
O final de semana foi de mobilização dos cursos da Ulbra Canoas e de alguns dos polos EAD da Instituição. As ações visaram reforçar o compromisso com a comunidade canoense, iniciando com o Dia da Solidariedade, no sábado, dia 31, na Praça da Bandeira, em Canoas. O evento foi promovido em parceria com o Grupo Bandeirantes e apoio da Prefeitura Municipal. No domingo, 1º, no Parque Getúlio Vargas, foi o local escolhido para as atividades do curso de Odontologia.
As ações promovidas pela Ulbra possibilitaram o acesso gratuito a diversos serviços oferecidos pelos cursos e demais apoiadores da ação, como corte de cabelo, limpeza de pele, aferição da pressão, avaliação odontológica, entre outras atividades. Além disso, brindes e materiais de promoção de saúde foram distribuídos a quem passava pelos locais. O diretor do campus, Leonardo Haerter dos Santos, destacou que o principal objetivo da iniciativa era "retribuir o apoio que a comunidade deu e dá à instituição durante todos os 47 anos de existência".
Parceira em diversos projetos da Universidade, a Prefeitura Municipal de Canoas enviou a Secretária de Desenvolvimento Social da gestão para prestigiar. Luísa Camargo, mandatária da pasta, reiterou a importância da Ulbra para a comunidade canoense. "A Ulbra sempre teve esse viés social, que busca ultrapassar os muros da Universidade e transformar o seu entorno. Com certeza tem sido uma parceira fundamental para os nossos projetos", destacou a secretária, que também é egressa do curso de Serviço Social da Instituição.
Sábado chuvoso não foi empecilho para o Dia da Solidariedade
Com uma grande cobertura em lona branca, a manhã chuvosa não foi capaz de estragar os planos de quem se deslocava para a Praça da Bandeira e decidiu aproveitar os serviços oferecidos pelos cursos da Ulbra e demais parceiros do Dia da Solidariedade. O eventou contou com música ao vivo, comida, pintura, jogos, corte de cabelo, tratamentos estéticos, entre outras atividades que agradaram a comunidade.
Evangelina Silveira, 63 anos, levou seu sobrinho Maicon, de 10 anos, para participar e aprovou o evento. "É sempre muito bom e ele fica ansioso para vir. As pessoas precisam valorizar essas ações", disse a moradora do bairro Mathias, que fazia um tratamento estético no rosto, enquanto aguardava a avaliação odontológica em Maicon.
No outro lado da tenda montada pela Ulbra, alunos do curso de Pedagogia recebiam Gilberto, de 66 anos, que pediu para usar os materiais de pintura. "É algo que é um orgulho e que eu gosto de fazer. Também é bom para incentivar as outras pessoas a participarem", disse. E não foi problema algum para os estudantes que cuidavam do espaço. "É muito gratificante ver esse espírito jovem nele. Claro que se espera crianças pedindo para pintar, mas também é muito bom ver essa felicidade no rosto dele brincando com as tintas", disse o presidente do Centro Acadêmico de Pedagogia, Jonas Corrêa do Amaral.
Domingo ação foi no Capão do Corvo
No domingo, 1º, no Parque Getúlio Vargas, em Canoas, foi a vez de acadêmicos do curso de Odontologia, com supervisão dos professores Flávio Moura e Caren Bavaresco, orientarem a comunidade sobre saúde bucal. Com a participação de colaboradores da Universidade, foram distribuídos brindes e divulgados os cursos e serviços da Ulbra. A ação integrou a programação do Mais Cultura Canoas, iniciativa realizada pelo produtor Samuel Andriotti com o objetivo de movimentar a cidade. "É uma ação independente, que conta com o apoio da Prefeitura, com a intenção de trazer mais cultura para o município", destacou.
Acompanhando os estudantes na ação, o professor Flávio Moura destacou que eventos como esse são importantes para orientar a população. "Apesar de todo o momento de comunicação, conseguimos levar uma informação com qualidade e pessoal", explicou. Integrando a Liga da Dor Orofacial e o Grupo de Pesquisa em Recursos e Inovações Tecnológicos em Odontologia (Rito), a acadêmica do 8º semestre em Odontologia, Gabriela Machado, destacou que a participação em eventos desse porte são enriquecedoras. "É uma forma de aliar teoria e prática e enriquecer em termos de humanidade", completou.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras