Semana da Pessoa com Deficiência
Alunos de Arquitetura simulam dia a dia de pessoas com deficiência
Estudantes usaram vendas nos olhos e cadeiras de rodas na atividade
Se colocar no lugar de alguém é o primeiro passo para saber o que essa pessoa enfrenta e conseguir identificar o que precisa ser solucionado. Com esse pensamento, os professores do curso de Arquitetura e Urbanismo desafiaram seus alunos em uma atividade inusitada: circular pelo campus nas mesmas condições que pessoas com deficiência. Na noite desta quinta-feira, 29, durante cerca de 1h30min, os estudantes andaram pelo campus vendados ou em cadeiras de rodas.
A atividade proposta foi alusiva à 6ª Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência, que iniciou na segunda-feira, 26, e tem movimentado a comunidade acadêmica em torno de palestras, workshops, debates e exercícios que instigam a reflexão sobre a inclusão de pessoas com deficiência nos diversos segmentos da sociedade. Segundo o professor Rodrigo Allgayer, é importante que os alunos tenham essa experiência. "É dessa forma que eles conseguem ver as dificuldades dessas pessoas e como podem projetar soluções arquitetônicas que ajudem no dia a dia de quem depende diretamente dessa acessibilidade", explicou o docente.
Ao final da experiência, os estudantes aprovaram a atividade e contaram aquilo que perceberam durante a simulação. "Mesmo estando há 4 anos na Universidade e passando diariamente pelo mesmo caminho, eu não fazia ideia de onde estava", contou a jovem Tayla Dias, que esteve vendada. Ela ainda disse que o exercício só reforçou a importância do piso tátil. "Aqui temos locais mais planos, mas na rua deve ser bem mais complicado para se locomover, então é aí que percebemos a necessidade de facilitar o trânsito das pessoas com deficiência nas calçadas", completou.
Vitor Souto, do 8º semestre, se surpreendeu com a importância dos outros sentidos. "Nós não reparamos muito, mas vendado eu pude perceber essas mudanças de um piso para o outro, também quando passamos por cima de algo metálico ou um piso de mármore", constatou o estudante. Após estes relatos, as turmas se reuniram em sala de aula para concluir a atividade, juntamente com os professores Allgayer, Rodrigo Barbieri e Márcia Martins, que acompanharam todo o processo.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
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