Relações Internacionais
Engenharias participam de nova edição do Café com Idiomas
Alunos conversaram em inglês com profissional da área elétrica
Café, comida e uma boa conversa em outro idioma. A noite desta quinta-feira, 29, reuniu todos esses ingredientes na participação de alunos das Engenharias da Ulbra no Café com Idiomas, organizado pela Assessoria de Relações Internacionais do campus. O convidado foi Armindo Jacques dos Santos, profissional com ampla experiência em empresas como Alstom e, atualmente, na multinacional General Electric (GE).
Armindo contou, em inglês, a sua trajetória e como se viu desafiado a aprender outro idioma. Segundo ele, o seu crescimento profissional dependia diretamente da fluência em inglês. "Aos 35 anos, senti que era o momento de dar esse passo e me aprimorar para galgar novas oportunidades", explicou o convidado, que construiu boa parte de sua carreira na Alstom, multinacional francesa e depois foi para o conglomerado norte-americano GE.
Além das ambições profissionais, o professor Marcelo Cabeda ressaltou a importância acadêmica da língua inglesa. "Temos excelentes trabalhos em português, mas a maior parte da produção científica está em inglês, então é fundamental ser fluente no idioma para aumentar as opções de referências", disse o docente da Engenharia de Produção. Ele, que supervisionou os alunos na atividade, também é fluente e participou ativamente do diálogo.
A prática constante leva ao êxito na aprendizagem
Questionado sobre a frequência que os alunos são incentivados a utilizar o inglês em suas aulas, Cabeda foi categórico: a todo o momento. Segundo o professor, o estímulo à prática de outro idioma é parte do trabalho que desenvolve. "Temos e fazemos uso de ferramentas do Google. É uma forma de tirar esse medo do erro, de falar errado", disse o docente. Para ele, o receio de não pronunciar corretamente uma palavra ou uma frase é um dos maiores entraves para a aprendizagem dos brasileiros.
E, de fato, a prática não parece ser um problema para os alunos que estavam presentes na atividade realizada no café da Livraria Sulina. O convidado Armindo Jacques dos Santos até perguntou se alguém gostaria que ele alternasse entre português e inglês, mas a resposta da turma foi negativa, mostrando que todos estavam com os estudos do idioma em dia.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras