Gente da Ulbra
Formandos de Arquitetura recebem menção honrosa do Prêmio IAB
Instituto de Arquitetos do Brasil destaca os melhores TCCs da área
No início do mês de agosto, três formandos do curso de Arquitetura e Urbanismo receberam a menção honrosa do prêmio IAB José Albano Volkmer na cerimônia de colação de grau do curso. O reconhecimento é destinado para os melhores trabalhos de conclusão de curso e tem o objetivo de valorizar e divulgar a qualidade da produção acadêmica das faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul.
A premiação acontece nos cursos da área em todo estado, dividida em duas etapas. Na etapa semestral, em todas as turmas de formandos de universidades do estado, são selecionados os três melhores trabalhos. Os melhores recebem um diploma de menção honrosa e direito à participação anual. A comissão que julga essas atividades é formada por três representantes, todos eles arquitetos reconhecidos profissionalmente. Já a etapa anual reúne todos os escolhidos em uma exposição para seleção e premiação dos melhores a ser julgado por uma comissão independente.
Os ganhadores da etapa anual poderão levar uma viagem com tudo pago a local a ser definido pelos formandos ou produtos eletrônicos, material de escritório ou mobiliário. Além disso, haverá a entrega de placas ao professor orientador e para a universidade de origem.
Surpresa com o reconhecimento
Os formandos selecionados da Ulbra esboçaram diversas reações com o reconhecimento. Lucca Francisco, 24 anos, conta que não produziu o trabalho pensando na nota, mas ficou surpreso por ter conquistado a menlção honrosa com o trabalho. "Em momento algum eu trabalhei para ter boas notas, não dou muita bola para isso, mas sempre busquei fazer tudo com dedicação", relatou.
As ideias surgem de onde menos se espera. Foi assim para Thainá Zanata, 22 anos. A ideia dela surgiu da página no Facebook cidade de Novo Hamburgo, onde uma publicação chamava a atenção para a desvalorização da agricultura da cidade. "Essa mesma publicação mostrou um terreno com o projeto de um camelódromo, então peguei o projeto desse lugar e propus um mercado público que valorizasse a cultura familiar que é o forte da região", contou a estudante.
Para a formanda que também foi reconhecida, Simone Seidel, de 34 anos, o caminho para alcançar os objetivos não é fácil e demanda tempo. "O processo de TCC nos exige muita dedicação e foco. São dois semestres destinados ao desenvolvimento, onde nos deparamos com diversos questionamentos, inseguranças e tomada de decisões, mas que nos fazem crescer. Com certeza é um aprendizado que levamos para além da academia", completou.
Conheça o tema dos projetos reconhecidos
Eco ITA - Centro de Ecoturismo no Morro Itacolomi
Autor: Lucca Francisco de Souza Francisco
Mercado Público em Novo Hamburgo
Autora: Thainá Gonçalves Zanata
Reutilização adaptativa na antiga fábrica da Neugebauer em Porto Alegre
Autora: Simone Seidel Pelegrini
Texto: Jônata Machado
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema