Aula inaugural
Licenciaturas têm palestra sobre aprendizagem por meio da neurociência
Temática foi trazida em evento anual que reúne os cursos
Como usar a neurociência a favor da educação na aprendizagem de crianças com deficiência? O questionamento surgiu na palestra ministrada pela professora Dra. Tania Elisa Seibert, na noite desta terça-feira, 27, para os alunos das licenciaturas da Ulbra. A docente do curso de Matemática falou de neurociência e mostrou sua tese de doutorado que observou um jovem com Espinha Bífida e Síndrome de Arnold-Chiari.
Abrindo o evento, a coordenadora do curso de Pedagogia, Marlene Terezinha Fernandes, falou sobre a relevância do tema no desempenho das funções dos futuros professores. "Estamos vivendo um processo de inclusão nas escolas e isso exige cada vez mais dos nossos professores, então é importante discutirmos esse tema e levarmos para a nossa formação de licenciandos", destacou.
Com relatos sobre o projeto de pesquisa que iniciou em 2010, a professora Tania contou todo o processo de desenvolvimento de sua tese. Segundo ela, por ainda se tratar de uma ciência consideravelmente nova, cada etapa foi uma novidade para ela, que ainda não tinha grande conhecimento da área neural. "Um dos momentos interessantes foi quando submetemos o Gustav (observado) à ressonância e pudemos ver claramente as áreas do cérebro brilhando com os estímulos de aprendizagem", contou a docente, ao explicar os exercícios matemáticos e de leitura que eram passados ao jovem.
O caminho para a inclusão e introdução à neurociência
Na palestra, a docente deu ênfase à história da inclusão e da neurociência, principais pontos de sua tese. A professora ainda traçou uma linha cronológica com o caminha percorrido até a Declaração de Salamanca, em 1994, que significou uma quebra de paradigma e deu abertura para o ensino de pessoas com deficiência em escolas regulares. Além disso, Tania explicou desde o sistema nervoso central até detalhes neurológicos, apontando o funcionamento do cérebro humano durante a aprendizagem.
Para saber mais sobre a tese de doutorado da palestrante, clique aqui.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema