Extensão
Alunos da Medicina Veterinária prestam atendimentos na 42ª Expointer
Espaço do curso está à disposição dos expositores durante toda a feira
Uma equipe de 50 acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Ulbra está prestando atendimento para os animais em exposição durante a 42ª Expointer. Divididas em oito integrantes, cada equipe, supervisionada por três professores e uma residente, realiza atendimento das 8h às 20h até domingo, 1º de setembro, junto ao portão 8 do Parque de Exposições, em Esteio.
Além de realizarem a triagem supervisionada nos animais, os alunos ainda participaram das inspeções veterinárias da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado. A triagem é realizada para descartar quaisquer alterações clínicas, parasíticas ou doenças contagiosas nos animais expostos.
Participação aguardada
As irmãs gêmeas Anna Carolina e Anna Maria Marques, de 20 anos, contaram que estão vivendo o sonho de cursarem juntas algo que sempre fez parte da rotina familiar. "Nos criamos na fazenda, em Capivari do Sul. Poder estar aqui na Expointer é uma realização, além de adorarmos animais de grande porte", destacam as estudantes do sexto semestre de Medicina Veterinária.
Um dos três professores orientadores do grupo durante os atendimentos, Eduardo Malschitzky, acha importante esse contato dos alunos com as atividades práticas, assim como o vínculo criado entre o espaço do curso e os expositores. "Geralmente, tratamos animais com estresse de viagem. Até agora, realizamos quatro atendimentos desde o início do evento. Às vezes, o expositor já teve contato conosco de outras edições ou recebe uma indicação para ir até nosso estande para fazermos um check-up no animal, quando é preciso. Esse vínculo e o bom trabalho são importantes", comenta o veterinário.
A residente que dá suporte aos professores orientadores do espaço, Eduarda de Souza Brandão, formada no curso desde fevereiro do ano passado, também destaca a importância desse contato. "É muita vantagem para os alunos e para mim, por termos esse contato com animais de alto valor exotécnico e se torna uma experiência diferenciada para todos", destaca.
Thierre Cósta
Estagiário de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras