Evento
Ulbra reforça papel inclusivo com a 6ª Semana da Pessoa com Deficiência
Atividades são organizadas para promover o respeito e acolhimento
A 6ª Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência: acolher, respeitar e fortalecer, iniciou na tarde deste dia 26, com a abertura oficial do evento no saguão do prédio 6. O momento marcou a abertura da exposição que relata a trajetória da acessibilidade dentro da Instituição, iniciada em 1995.
A cerimônia contou com a participação do capelão da unidade, Mário Fukue, que conduziu um momento de liturgia sobre a relação da fé cristã com a importância da inclusão. Após, o reitor da Universidade, Ricardo Willy Rieth e o diretor do campus Canoas, Leonardo Haerter, fizeram suas saudações e exaltaram a necessidade de ações inclusivas.
"Acolher é fundamental nas relações pessoais e principalmente nas relações com pessoas que possuem alguma deficiência. Portanto, essa mostra marca um momento e um convite para agir, para que todos que visitem essa exposição e participem das atividades propostas nesta semana possam fazer uma reflexão sobre a necessidade de acolher, respeitar e sempre fortalecer o próximo", ressaltou o reitor.
Organizada pelo Núcleo de Acessibilidade da Ulbra, em parceria com a direção do campus e a Reitoria, a Semana da Pessoa com Deficiência estabelece ações de inclusão e vivências durante todo o período. A coordenadora do Núcleo, Aline Bastos, destacou a importância das atitudes de integração. "A Ulbra busca constantemente, não só com a Semana da Pessoa com Deficiência, a promoção da inclusão através das ações, entendendo a realidade do outro e tendo empatia para com as necessidades, sempre compreendendo e fortalecendo o próximo, fazendo-o sentir-se pertencente a qualquer espaço", finalizou Aline.
Para o acadêmico de Jornalismo e colaborador no setor de Licenciaturas, Nataniel Albani Boff, as ações promovidas dentro da Universidade são semeadoras de inclusão. "A questão da acessibilidade é muito importante, não só para nós que possuímos algum tipo de deficiência mas também para a comunidade em geral, e a Ulbra faz um trabalho incrível tendo a capacidade de tornar essa comunidade mais informada e, assim, construir novas iniciativas para que a inclusão se faça presente em todos os âmbitos", disse o acadêmico.
Confira algumas atividades no decorrer da semana
Esta segunda-feira marcou a oficialização do evento e as atividades se estendem durante toda essa semana. Neste dia 26, o curso de Serviço Social promove um momento de debate sobre o respeito às identidades e diferenças na escola, através da apresentação da animação em 3D EX E.T, no prédio 1.
Já na terça-feira, 27, o Núcleo de Acessibilidade organiza um amistoso de futsal inclusivo, às 14h, nas dependências do prédio 55, e um workshop de Libras para funcionários e alunos, às 15h, no prédio 6.
Na quarta-feira, 28, os cursos superiores em tecnologia e o curso de graduação em Administração promovem a palestra Inclusão e Diversidade -- como conviver com pessoas diferentes de mim?, no auditório 14B do prédio 14, iniciando às 19h.
O curso de Arquitetura e Urbanismo preparou para o dia 29, quinta-feira, um momento de vivência e imersão para empatia, onde alunos do curso farão percursos definidos no campus utilizando cadeira de rodas e vendas nos olhos, vivenciando a realidade de pessoas com deficiência.
No dia 30, sexta-feira, é a vez do curso de Matemática contribuir com as ações desta 6 ª Semana da Pessoa com Deficiência, através da oficina de inclusão cognitiva em matemática, que ocorre no Llaboratório de Matemática, sala 330 do prédio 14, às 14h.
Para conferir mais destaques da programação, clique aqui.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras