Acessibilidade
Campus Canoas recebe a 6ª Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência
Programação acontece de 26 a 30 de agosto com uma série de atividades
Com o tema Acolher, Respeitar e Fortalecer, a Universidade Luterana do Brasil promove, entre os dias 26 e 30 de agosto, a 6ª Semana da Pessoa com Deficiência. Serão cerca de 150 atividades em todas as suas unidades de ensino presencial, polos de educação a distância e rede de escolas do Rio Grande do Sul. No campus Canoas, o Núcleo de Acessibilidade da Ulbra, Pastoral e os cursos de Educação Física, Serviço Social, Administração, Odontologia, Arquitetura e Urbanismo, Matemática e Medicina Veterinária participam da organização das ações que contemplam workshop de Libras, palestras, oficinas, blitz da NBR 9050, onde acadêmicos irão verificar sua aplicação correta, vivências com funcionários e alunos, além de um bate-papo sobre reabilitação para animais.
A abertura em Canoas está marcada para a segunda-feira, dia 26, às 14h, no saguão do prédio 6, onde será aberta a mostra itinerante Trajetória da Acessibilidade Ulbra, que contará a história da acessibilidade na Universidade desde 1995. Na mostra, será exibido um vídeo produzido com colaboradores PCDs e não PCDs da Ulbra, que contam o que aprenderam com a história de vida do colega. Os banners da exposição contarão com QR Code, para que as pessoas com deficiência visual consigam interagir e participar da iniciativa.
Importância da empatia
Nesta edição, de acordo com a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da Ulbra, Aline Bastos, a proposta é mostrar a importância de ser empático, conhecer a realidade do próximo e o que ele comunica. O tema também passa pelos oito eixos que norteiam a acessibilidade: acessibilidade atitudinal, pedagógica, arquitetônica, nas comunicações, digital, nos transportes, programática e instrumental. "Queremos mostrar que a acessibilidade e a inclusão vão muito além, direcionam as pessoas não para que se encaixem, mas cuidando para que o ambiente e o sistema em si esteja pronto para lidar com as diferenças", destacou. Hoje, as unidades da Ulbra no Estado somam 67 alunos com deficiência e 112 colaboradores. A Ulbra promove a Semana da Pessoa com Deficiência desde 2014.
Para atender as demandas da área na Universidade, cada campi conta com um Núcleo de Acessibilidade, que atua no compromisso com as pessoas, possibilitando que as práticas e políticas vislumbrem a inclusão na sua plenitude. Através dos núcleos, as unidades atuam na implementação da acessibilidade às pessoas igualmente, permitindo que todos tenham o direito de integrar e participar das várias dimensões de seu ambiente sem sofrer qualquer tipo de discriminação e preconceito. "A Ulbra é referência para outras Instituições e empresas, fazendo o acolhimento de estudantes e funcionários com deficiência e tem se demonstrado cada vez mais preocupada em integrar as pessoas", completou.
Para conferir a programação completa da Semana, clique aqui.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras