Referência na área
Ulbra divide experiência extensionista com universidade do Paraná
Representantes da Universidade Positivo visitaram o campus Canoas
Referência na curricularização da extensão, a Ulbra segue colaborando para o desenvolvimento do ensino no país. Nesta sexta-feira, 23, duas representantes da Universidade Positivo (UP), do Paraná, visitaram o campus para conhecer o trabalho realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. A Diretora de Extensão, Simone Imperatore, se reuniu com as visitantes e ficou responsável por explicar a atuação da Instituição nessa área.
Com presença em três cidades do Paraná e mais de 40 mil alunos, a UP disponibiliza mais de 50 cursos nas áreas de saúde, exatas e humanas, mas ainda está se adaptando às diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014, que tornou obrigatório a inclusão da extensão nas graduações e pós-graduações das instituições de ensino superior do país. Em 2018, uma nova resolução reforçou a necessidade de implementação de projetos extensionistas e, dessa forma, a universidade viu na Ulbra todo a expertise necessária para pôr em prática a determinação do Ministério da Educação (MEC).
"A Ulbra é reconhecida nacionalmente por todos os gestores de extensão como uma instituição que está na vanguarda da implantação da extensão dentro do seu currículo, então viemos fazer essa troca de experiências para começarmos esse processo lá", explicou a coordenadora de Extensão da UP, Angélica Lodovico. Para ela, a abertura da Universidade foi algo surpreendente, já que foi oferecido todo o suporte e as informações que auxiliarão no processo. "Foi tudo muito acessível e transparente. Essa organização e sistematização foram cruciais para a nossa decisão de vir ver de perto", contou.
"Nos chama a atenção todo esse planejamento que foi feito pela Ulbra. A Simone nos passou a complexidade do processo, que foi muito participativo e envolveu coordenadores, professores, alunos e dirigentes", elogiou Adriana Pelizzari, que coordena o Centro de Serviços Acadêmicos da instituição paranaense. Segundo ela, essa organização torna perceptível a seriedade do trabalho desenvolvido pela Ulbra, baseando-se com sucesso nos aspectos legais e teóricos.
O comprometimento da Ulbra
À frente do setor que possui o conhecimento buscado pela Universidade Positivo, a diretora Simone Imperatore se disponibilizou, juntamente com Cristina Tonial, que é coordenadora de Processos da Diretoria de Extensão, para atender as visitantes e explicar o funcionamento da área responsável pelos projetos de extensão da Ulbra. Ela afirmou que a orientação da Pró-Reitoria Acadêmica é tornar acessível tudo aquilo que for importante para o desenvolvimento educacional do país. "Nós recebemos diversas instituições de ensino que estão interessadas em aprender o processo de curricularização, nosso sistema de informações de extensão e tudo que é relevante para a construção acadêmica", disse.
Simone ainda destacou que qualquer pessoa pode ter acesso às informações passadas preliminarmente para as representantes da UP. "Está tudo no nosso site, no Ulbra Muda com Você. Isso faz parte do processo de transparência da Instituição, que é muito democrático e se consolida diariamente", explicou Simone, que também considera importante a interlocução com outras instituições para aprimorar e inovar o trabalho desenvolvido.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras