5º edição
Ulbra realiza na Expointer seminário sobre queijos artesanais
Produtores serão qualificados para agregar valor aos seus produtos
Dando sequência ao projeto que cria um regulamento técnico de identidade e qualidade para o queijo colonial gaúcho, a Expointer recebe nesta segunda-feira, 26, a partir das 9h, o 5º Seminário de Queijos Artesanais, no auditório da administração central do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O evento é promovido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), em parceria com a Emater e os cursos de Química e Medicina Veterinária da Ulbra.
Neste ano, o foco do seminário é trazer informações sobre as mudanças na legislação que atingem diretamente a cadeia de produção leiteira e, consequentemente, dos queijos artesanais. As instruções normativas 76 e 77 entraram em vigor no mês de maio e tratam desde a produção até os critérios finais de controle de qualidade do produto. Além disso, o setor tem como novidade o Selo Arte, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, que permite a venda interestadual de produtos alimentícios artesanais, entre eles o queijo.
O seminário, na última edição da Expointer, recebeu mais de 200 pessoas. A edição deste ano projeta superar este número, contando com palestras que visam qualificar pequenos agricultores, técnicos da área e universitários. Os painéis trarão temas como a valorização do queijo artesanal na gastronomia, o desenvolvimento rural sustentável e detalhes de programas de produtos premium no Rio Grande do Sul.
Segundo a professora do curso de Química da Ulbra, Fernanda Fabero, uma das organizadoras do seminário, "é importante que o produtor entenda que tem um produto de grande valor e que, se souber trabalhar isso, ele só tem a ganhar". A docente também coordena o grupo de pesquisa com mais de 20 pessoas que analisa as características físico-químicas e microbiológicas dos queijos artesanais através do projeto de extensão Construção Colaborativa de Saberes na Produção de Queijo Colonial. O grupo oferece assistência e capacitação aos pequenos produtores do estado e às equipes técnicas da Emater.
Para participar do Seminário, inscreva-se clicando aqui.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras