Até 1º de setembro
Professoras da Ulbra ministram oficinas sobre queijos na Expointer
Programação ocorre em três horários ao longo de toda a semana
Em parceria com o programa Juntos para Competir, desenvolvido pela Farsul, Sebrae e Senar, com o objetivo de desenvolver as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul, a Universidade Luterana do Brasil realiza na Expointer a oficina Queijo, Doce de Leite e Vinho. A atividade, gratuita, acontece de 24 de agosto a 1º de setembro, em três horários: 11h30min, 13h e 15h30min, com duração de 45 minutos, no estande do programa, no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil.
Para participar, é necessário se inscrever no local. Serão disponibilizadas 25 vagas por turma. A Ulbra foi convidada a integrar a iniciativa em função do trabalho que desenvolve há 4 anos com o projeto de extensão Construção Colaborativa de Saberes na Produção de Queijo Colonial, onde coleta e analisa amostras de queijo de produtores de 12 regiões do estado.
Conforme uma das coordenadoras do projeto, a professora do curso de Medicina Veterinária, Cristina Zaffari, durante as oficinas na Expointer, serão fornecidas informações sobre a história e composição dos queijos colonial, serrano e do doce de leite produzidos no estado. "Além dos principais pontos sobre a classificação dos produtos, um sommelier falará dos vinhos gaúchos e, no final, haverá uma harmonização", comentou a docente. Além de Cristina, a professora do curso de Química, Fernanda Fabero, também participa das atividades.
Saiba mais sobre o projeto de extensão da Ulbra
Desde que iniciou o projeto de extensão Construção Colaborativa de Saberes na Produção de Queijo Colonial, o estudo já coletou 317 amostras de todas as regiões do Rio Grande do Sul, atingindo indiretamente mais de 500 produtores do estado. "Agora estamos finalizando o repasse técnico das informações para os produtores e iniciaremos uma etapa demandada por eles, que querem saber como os seus produtos ficaram após as mudanças que promoveram a partir do projeto", destacou Cristina.
A iniciativa ainda capacita técnicos da Emater, que atuam como multiplicadores do conhecimento no campo. O projeto de extensão também é coordenado pela professora do curso de Química da Ulbra, Fernanda Fabero, que está à frente da organização, também na Expointer, do V Seminário de Queijos Artesanais, no dia 26, às 9h, no auditório da administração central do Parque de Exposições Assis Brasil.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras