Referência
Professor de Arquitetura é empossado no Conselho Estadual da Cultura
Rodrigo Barbieri atua no órgão que seleciona projetos culturais
O arquiteto Rodrigo Adonis Barbieri, professor da Ulbra Canoas há dez anos, recebeu, na tarde da última quarta-feira, 14, uma das quatro vagas da Câmara Técnica do Patrimônio Histórico e Artístico (2019-2020), que integra o Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul (CEC-RS). Ele, juntamente com outros três colegas da área, estarão desempenhando a função de avaliadores de propostas culturais no segmento.
O docente, que recebeu a oportunidade por indicação do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), agora integra o órgão estatal, que visa analisar, do ponto de vista de mérito e técnica, projetos culturais inscritos em âmbito estadual, com intuito de implementação. A função do conselho e de seus integrantes, além de proporcionar apoio para políticas culturais no território gaúcho, é realizar a verificação dessas instituições que se candidatam a receber apoio financeiro e readequar as verbas públicas da Secretaria de Cultura para os projetos aprovados.
"Particularmente creio, além do patrimônio e da preservação, na ideia do espaço público, no caso a cidade, como local para manifestações artísticas. A cidade é o maior artefato cultural, seja em patrimônio ou em ações do dia a dia. Tudo isso tem muito a ver com a cultura. Não apenas erudita, mas a cultura popular e do cotidiano", salientou.
Rodrigo, que também é mestre em Estudos Culturais em Educação pela Ulbra (2017), além de membro da diretoria do SAERGS, conta que pretende levar essas experiências para sala de aula. "Viso a preservação dos espaços públicos e a exposição deles para o público em geral", destacou.
Thierre Costa
Estagiário de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes