Ajudinha para os enadistas
Estética tem aula inaugural focada na preparação para o Enade
Coordenação busca melhorar interpretação dos enunciados da prova
Retomando suas atividades e de olho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o curso de Estética promoveu sua aula inaugural na noite desta quinta-feira, 15, no auditório 219 do prédio 1. A professora Marione Rheinheimer foi a palestrante convidada para a atividade.
Com uma palestra intitulada Enade: Significação e Interpretação de Questões, a coordenadora do curso de Pedagogia da Ulbra Gravataí explicou a estrutura textual da prova. A docente disse que alunos ainda encontram muitas dificuldades para entender a construção das questões. "A prova exige alguns processos de interpretação bem complexos. Cada questão tem um texto de início, denominado pelo Enade como 'situação-problema', e depois eles fazem a pergunta, então muitas vezes é necessária essa habilidade de cruzar informações entre esses dois textos", explicou Marione, que é mestre em Letras.
Diante desse desafio de preparar os acadêmicos do curso para o que está por vir na edição deste ano e nas próximas, a coordenadora do curso de Estética, Cristina Fedrizzi Caberlon destacou que não só as turmas do tecnólogo foram convidadas a participar, mas também os alunos do bacharelado. "Além dos 19 estudantes do tecnólogo que estão aptos a fazer o exame, nós entendemos que é importante que os futuros bacharéis também devam participar dessa preparação, pois as diretrizes do Enade preconizam a parte de comunicação e conhecimentos gerais, que é algo fundamental na formação de um profissional", disse a docente, responsável pela abertura do evento.
Preparação para o exame é contínua
Apesar de acontecerem programações pontuais e intensivas em cursos avaliados pelo Enade no ano corrente, a professora palestrante deu ênfase ao trabalho contínuo que é realizado pela Instituição. "Claro, é importante ter um tratamento específico e direcionado aos alunos que farão a prova em breve, mas vale ressaltar que a Ulbra tem o programa Enade Permanente, que visa a preparação a todo momento", destacou.
Segundo Marione, um desafio é fazer com que os acadêmicos se mantenham interessados em obter o melhor resultado possível no exame. "Alguns alunos podem ter a impressão de que o conceito adquirido na avaliação não interferirá na sua formação. No entanto, ele estará registrado como aluno concluinte que realizou o Enade em determinado ano. Ou seja, qualquer pessoa pode buscar essas informações e saber como foi o desempenho do curso daquele ex-aluno no período em que aqui esteve", frisou.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes