Relações Internacionais
Formados em Engenharia, angolanos se despedem da Ulbra
Trio ingressou na Universidade em 2014
É com um sentimento de saudade que os angolanos Cláudia Elvisa Gracio, 24 anos, José Alexandre Palanca, 25, e Emanuel de Jesus Lubongo, 25, se preparam para se despedir da Universidade Luterana do Brasil depois de cinco anos estudando na Instituição. Acadêmicos, respectivamente, dos cursos de Engenharia da Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária, os três chegaram ao Brasil em 2014 para estudar na Universidade através de um programa de incentivo de uma empresa da Angola.
Aqui, foram acolhidos pela Assessoria de Relações Internacionais, como lembra a assessora Andréia Athaydes. "Estávamos acostumados a receber estrangeiros para cursar a modalidade sanduíche, por um semestre. Ficamos felizes que eles concluíram o curso na Ulbra", comentou. José e Emanuel já receberam o canudo na cerimônia de formatura do dia 3 de agosto. Já Cláudia se prepara para colar grau no próximo sábado, 10.
Para o trio, que se prepara para voltar ao país de origem nas próximas semanas, a experiência no Brasil foi muito produtiva. "Já estudávamos em uma universidade de Angola e notamos uma grande diferença. Os cursos aqui são muito práticos, com visitas técnicas, trabalho nos laboratórios e palestras", pontuou José. Outro diferencial, na visão de Cláudia, foi a proximidade com os professores. "O convívio foi muito mais informal e próximo e isso nos ajudou no aprendizado", comentou, lembrando que a formação em outro país é vista com bons olhos no mercado de trabalho angolano.
Além da acolhida dos docentes, Emanuel ainda lembra do apoio dos colegas durante a formação. "Sempre preocupados em saber se estávamos entendendo bem o português. Foi uma acolhida que superou as expectativas", completou. Além da relevância da formação técnica no exterior a experiência, para Andréia Athaydes, deixa outros marcas nos acadêmicos. "A oportunidade de viver e experimentar a cultura de outro país engrandece. Tenho certeza que quem conviveu com vocês também aprendeu muito. Nossa Instituição agradece por terem passado por aqui", finalizou a assessora.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema