Atividade externa
Curso de Direito participa do I Concurso de Júri Simulado da OAB-RS
Equipe se classificou e terá novo adversário nesta terça (16)
A participação da Ulbra Canoas no I Concurso de Júri Simulado, promovido no prédio da Escola Superior de Advocacia, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), em Porto Alegre, iniciou na tarde desta segunda-feira, 15. Os alunos do curso de Direito de Canoas operaram como Defensoria Pública em disputa com o Ministério Público, que realizou a acusação, representado pelos seus colegas da unidade de Guaíba.
Desde 2012, a Ulbra já promovia um júri simulado interno com a participação de convidados relevantes na área e alunos da Instituição. Segundo o professor André Cézar, essas ações anuais serviram como um incentivo e preparação para o I Concurso da OAB. "Em todos os anos que antecederam este, os alunos participaram, seja como falantes ou ouvintes, do nosso júri simulado. Isso promoveu um certo contato com os processos e uma grande experiência de causa", explicou.
"Os acadêmicos vêm se preparando desde a divulgação oficial do edital, aprimorando os conceitos das teses de defesa jurídicas, através do estudo dos processos em questão", apontou Graziele Jacks, estudante do 8° semestre. Ela ainda destacou a importância da aplicação dos conceitos aprendidos em sala de aula e do entendimento sobre interpretação do júri e improvisação.
A coordenadora do curso de Direito da Ulbra Canoas, Alessandra Mizuta, destacou o papel da Universidade como facilitadora do contato entre alunos e o meio jurídico. "Nós fazemos um grande esforço para promover uma aproximação acadêmica com os órgãos de classe que regularão as atividades dos nossos alunos pós-formação". Para Mizuta, "a participação dos discentes agregará tanto à Instituição quanto à carreira pessoal e profissional dos estudantes, através da vivência em participar de uma comunidade que é capaz de trocar experiências e interagir entre si".
O embate iniciou às 16h, no auditório localizado no térreo do prédio, com a participação de importantes juristas e um júri composto por leigos. Nesta primeira etapa, a Ulbra Canoas iniciou sua participação com uma vitória sobre a unidade de Guaíba e, por consequência, o réu foi absolvido. Na tarde desta terça-feira, 16, ocorre a segunda etapa do concurso, onde a equipe canoense representará a acusação, enfrentando a Equipe da Faculdade Dom Bosco, que exercerá o papel da defesa.
Acadêmicos da Ulbra contam suas experiências
Ladimir Vargas, estudante do 6° semestre de Direito, ressaltou a relevância da oportunidade de participar da competição e o que isso significa em termos de visibilidade profissional e acadêmica. "Esse momento é extremamente importante e vem ao encontro da sociedade, possibilitando uma nova forma de enxergar a OAB, não só como um espaço à espera da disputa pela entrada, mas um órgão que incentiva a experiência desde a graduação e que é acessível a todos", disse.
Para o acadêmico do 8° semestre, Roberlei da Costa, a possibilidade de ingressar nesse concurso engrandece tanto os estudantes participantes quanto a própria instituição. "Essa oportunidade veio para nós, assim como para a instituição, como uma forma de expandirmos os horizontes, dando visibilidade para a Ulbra, para quebrarmos alguns paradigmas que, até então, existiam entre a OAB e os acadêmicos de Direito".
Costa ainda apontou que essas ações de integração e conhecimento promovidas pela Ordem dos Advogados do Brasil são uma forma de aproximar e dar notoriedade a questões jurídicas, ao mesmo tempo que incentiva a difusão de outros concursos, oportunizando o acesso a mais pessoas e mais instituições.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras