Capacitação
Campus recebe mais uma edição da Formação Docente Continuada
Evento contou com o anúncio de novidades para o próximo semestre
A edição da Formação Docente Continuada deste semestre abordou a temática Processos Metodológicos e Avaliativos no contexto da Reestruturação Pedagógica. Os professores dos campi de Canoas, Guaíba, Gravataí e educação a distância (EAD) se reuniram para debater assuntos referentes aos trabalhos do próximo semestre. O evento contou com uma palestra das professoras Maria Cleidia Klein de Oliveira e Adriana Ziemer Gallert. Em seguida, os docentes se dividiram em grupos para a realização da oficina Plano de Ensino e Desenvolvimento de Competências.
Segundo Adriana, coordenadora acadêmica do campus de Guaíba, o desafio para esta reunião é trabalhar a temática das competências com uma abordagem mais prática. "O objetivo é fazer com que os professores consigam compreender a aplicação dos planos de ensino das disciplinas, que passam a ser chamados de planos de aprendizagem", explica.
Essa abordagem tem como foco a perspectiva da aprendizagem e desenvolvimento de competência dos estudantes, de forma bem coerente com o intuito da reestruturação pedagógica, em que o aluno se torna protagonista da sua aprendizagem. "Vamos trabalhar a importância de situar as competências no decorrer do processo, desde o início até o término do curso. Queremos que os professores sejam os protagonistas na construção dessa proposta", declarou.
Na abertura, o diretor do campus Canoas, Leonardo Hearter dos Santos, manifestou sua alegria por promover mais uma formação docente. "O processo de Formação Pedagógica vem evoluindo junto com a Reestruturação Curricular. Precisamos aproveitar esse momento para colocar em prática todo o conhecimento adquirido com esses encontros", declarou. O diretor aproveitou o momento para comentar as novidades para o próximo semestre. "Essas novidades são bem-vindas para darmos continuidade aos nossos trabalhos na Universidade", destacou.
Competências na prática
Os docentes conseguiram colocar em prática o que foi passado pelas palestrantes em uma oficina. Os professores foram divididos em grupos, conforme a área do seu curso, para debater o que foi proposto. Para Maria Cleidia, a Universidade busca trazer temas que tenham relação com a organização da Reestruturação Pedagógica e que sejam úteis para o fazer do professor.
De acordo com a coordenadora do curso de Educação Física da Ulbra Gravataí, Anneliese Schonhorst, essas atividades são importantes para fazer com que os professores trabalhem na mesma linha de raciocínio, seguindo as diretrizes da Universidade. Para a tutora dos cursos de Administração e tecnólogos EAD, Alana da Fonseca Jorge, essa temática é relevante por todos os fatores que abordam a educação. "Principalmente na questão de formação continuada para buscarmos sempre uma atualização e um melhor rendimento", afirmou.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
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