Cultura
Artista autodidata inicia exposição com produção ao vivo
Norberto Schieck traz quadros com pinturas sacras
A partir de hoje, visitar o campus da Ulbra Canoas tem um atrativo a mais. Até o próximo dia 15 de agosto, o artista autodidata Norberto Schieck estará expondo seus quadros com pinturas religiosas. A exposição intitulada Vivendo a Arte, que inicia nesta segunda-feira, 15, pretende mostrar 40 obras sacras, com representações históricas do Antigo e do Novo Testamento. Algumas destas pinturas serão produzidas no local, buscando trazer uma nova experiência aos visitantes, que poderão acompanhar de perto a rotina laboral do artista.
Em conversa descontraída no espaço que recebe as obras, Norberto confidenciou sua paixão antiga pela arte. O artista disse que só agora pôde se dedicar integralmente ao seu amor pela pintura, deixando de lado o apego às coisas materiais. "É algo que me acompanha desde menino, mas nunca pude me dedicar 100% à arte, pois era empresário e me foquei nisso", lembrou.
Segundo Norberto, a ideia é levar sua arte a outros espaços como universidades e escolas. "Penso em levar um pouco da fé e da arte para crianças e jovens. É algo que precisamos muito neste momento", disse o artista, que, após anos na iniciativa privada, parece ter se encontrado na vida pessoal e profissional. "Hoje, eu me sinto bem mais leve, mais feliz, mesmo tendo consequências no lado financeiro", concluiu.
A arte que muda e salva vidas
Contando algumas de suas histórias na vida artística, Norberto relembrou de um fato marcante. Enquanto pintava em um espaço cultural no Canoas Shopping, cedido pelo seu amigo Rogério Barbi, o artista foi abordado por uma desconhecida que passava no local. Após vê-lo pintar, a mulher lhe disse que estava passando por um momento difícil e já havia pensado em desistir de sua vida. De acordo com ela, a calma transmitida nos traços de Norberto a fizeram recuar na intenção.
Para Norberto, episódios como esse o fazem ter mais motivação para continuar. "Eu tinha receio de pintar ao vivo, com pessoas me olhando, mas o retorno foi muito positivo e agora me sinto à vontade. Cada palavra de agradecimento, de carinho, um elogio... Tudo isso me mantém firme em meu propósito", disse.
Você pode acompanhar o trabalho de Norberto Schieck entre os dias 15 de julho e 15 de agosto, no espaço da Rede de Escolas, no saguão do prédio 6. O local fica aberto a visitações entre 9h e 22h, de segunda a sexta-feira.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Tags
Notícias relacionadas
-
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras