Melhorias à vista
Hospital Veterinário fecha para reforma entre 12 e 28 de julho
Universidade promoverá melhorias em duas etapas
Aproveitando o recesso de inverno na Ulbra, o Hospital Veterinário do campus Canoas fecha para reforma nesta sexta-feira, 12 de julho, e reabre no dia 29 deste mês. Durante duas semanas, o local passará por melhorias, como climatização dos espaços e revitalização da recepção e das salas de aula do prédio. Além disso, o sistema de atendimento será informatizado, fazendo com que todos os médicos veterinários tenham acesso aos prontuários dos animais que passam pelo local. A fachada também será revitalizada, ganhando uma identificação.
De acordo com o diretor do Hospital Veterinário, professor Paulo Aguiar, as melhorias serão promovidas em duas etapas. "Neste primeiro momento, será na área de acolhimento dos animais e seus tutores. Nas férias de verão, como o recesso é maior, o espaço destinado para internação será reformulado, com melhorias no bloco cirúrgico e no atendimento a animais de grande porte", comentou.
De acordo com a gerente do Escritório de Projetos e Propriedade Intelectual da Ulbra, Soraia Girardi Bauermann, a reforma está sendo planejada desde o início do semestre. "Realizamos reuniões semanais para alinhar o trabalho, que envolve diversos setores e profissionais da Universidade", salientou. As mudanças foram pensadas levando em conta o bem estar dos animais e o conforto dos seus tutores. "Quando as portas do hospital reabrirem, a comunidade vai gostar do que verá", garantiu Soraia, indicando que a reforma está sendo possível através de uma parceria com a Fundação Ulbra (Fulbra).
Referência no atendimento
Hoje, o Hospital Veterinário realiza, em média, 600 atendimentos clínicos por mês, além dos procedimentos cirúrgicos, em pacientes de todo o Estado. "Somos referência em função da estrutura física e da qualidade dos nossos docentes", indicou o diretor. O HV conta com cinco ambulatórios, além de espaços destinados para o atendimento de acupuntura, oncologia e fisioterapia animal, equipamentos na área de imagem, como raio x, ultrassom e tomografia, além de laboratório de bioquímica e anatomopatologia.
Mantém, ainda, blocos cirúrgicos e um espaço exclusivo para o atendimento e internação de animais de grande porte e animais silvestres. O curso de Medicina Veterinária da Ulbra ainda mantém, no campus, uma fazenda escola. "Dentro de toda essa estrutura, desenvolvemos ainda projetos de extensão, como o atendimento a equinos para proprietários de baixa renda, o dia dos animais com a oferta de castração, atendimento odontológico e atividades nas comunidades sobre posse responsável", salientou.
Em todas essas iniciativas, o diretor faz questão de reforçar a constante presença dos acadêmicos do curso. Este, aliás, é um diferencial da formação em Medicina Veterinária da Ulbra. "Como o hospital conta com esse volume de atividades, os alunos vivenciam, com a supervisão dos professores, essas rotinas na prática. Outro diferencial é que os nossos docentes estão sempre no hospital, o que possibilita esse contato constante com o estudante", concluiu.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras