10ª edição
Disseminação de fake news foi pauta no Webmeeting 2019
Evento foi promovido pelas Relações Internacionais e pelo PPGProSaúde
Na manhã desta terça-feira, 9 de julho, o Plenarinho do campus Canoas recebeu o primeiro Webmeeting da Ciência de 2019. O tema desta edição foi fake news. O evento contou com a presença dos alunos e professores do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde (PPGProSaúde). A palestrante foi Ana Maria Suárez Monsalve, professora da Universidad de Medelin e coordenadora do Latin Communication Monitor (LCM) na Colômbia.
O evento, que está na sua 10ª edição, foi conduzido pela assessora de relações internacionais e professora da Ulbra, Andréia Athaydes, que coordena junto com Gustavo Becker o LCM aqui no Brasil. Por meio de videoconferência, Ana Maria apresentou alguns dados da terceira edição da pesquisa do LCM que tratou sobre fake news no contexto de comunicação estratégica. A pesquisa foi respondida por 1.165 profissionais da comunicação de toda a América Latina.
A palestrante pontuou alguns resultados dessa pesquisa, feita em 2018. Entre eles, pode-se destacar que o fenômeno das fake news não é algo recente, "mas continua afetando toda a sociedade", disse Ana. Em sua maioria, as notícias falsas disseminadas conferem uma maior desconfiança principalmente com os governos. "As fake news são compartilhadas em grande quantidade através das redes sociais, mas observamos nas respostas dos comunicadores que veículos tradicionais de comunicação também disseminam notícias falsas", contou a docente.
Ana mostrou como identificar as fake news. "Precisamos ler a notícia, investigar a fonte, verificar de onde vem essa informação e se ela está disponível em outros portais", destacou. Outro dado informado por ela é que a maior parte de fake news são sobre pessoas famosas que possuem grande influência. "A responsabilidade como cidadãos em relação às fake news não fica apenas com os profissionais da comunicação. Temos que ser conscientes com o conteúdo que consumimos e compartilhamos na internet", finalizou.
O Webmeeting da Ciência
O Webmeeting é um evento de internacionalização que tem como objetivo proporcionar uma aproximação entre os pesquisadores da Ulbra e das universidades conveniadas. A coordenadora do PPGProSaúde, Gehysa Guimaraes Alves, agradeceu a disponibilidade da palestrante na abertura e explicou a escolha da temática. A ideia para esse tema aconteceu em função do que acontece no Brasil, principalmente no último ano, com a disseminação de notícias falsas nas redes sociais. "Um dos sérios problemas que enfrentamos na área da saúde coletiva são as fake news sobre a vacina. As pessoas estão parando de vacinar por causa dessas notícias falsas. Por isso, escolhemos essa temática, para tentar compreender melhor sobre esse fenômeno", contou a docente.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
19
FEVPÓS-GRADUAÇÃO Ulbra oferta pós presencial em Teologia e Ministério Pastoral -
16
FEVINTERNACIONALIZAÇÃO Ulbra acolhe estudantes de Medicina de Portugal -
23
NOVPODCAST ULBRA Delegação do Peru debate educação no campus Canoas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras