Agronomia
Horta Universitária tem grande colheita no primeiro semestre de 2019
Alimentos são produzidos organicamente e doados a instituições carentes
A horta universitária da Ulbra vem se destacando como forte produtora de alimentos, revertidos a causas sociais do município de Canoas. Os vegetais colhidos, em cada época, são doados a instituições carentes ou aos funcionários da Ulbra que possuem algum tipo de necessidade financeira.
Esse movimento de distribuição dos alimentos na cidade veio através de uma parceria com o Rotary Club Canoas, consolidada no ano de 2017. Como conta a coordenadora do curso de Agronomia, Elisabete Gabrielli, "antes, nós tínhamos hortas espalhadas por diversas escolas do município, o que demandava o nosso deslocamento frequente. Quando decidimos construir uma horta comunitária dentro da Universidade, começamos a notar a carência de outras instituições e até mesmo dos nossos próprios funcionários, o que engajou muito mais a nossa produção".
Mantida pelo engenheiro agrícola Lucemar Levino Kich e pelo engenheiro agrônomo, Felipe Velho, com auxílio de alguns professores, o espaço produziu, na colheita do primeiro semestre de 2019, mais de mil exemplares entre vegetais e frutas, além de 140kg de outros, como aipim, tomate e rabanete. Todos esses alimentos chegam na forma de mudas ou sementes, trazidas principalmente pelo professor Vitório Poletto, que recebe a maior parte em forma de doação.
Kich destacou a importância da busca constante pela qualidade dos produtos originados dentro da Universidade. "Nós damos total prioridade para os processos de produção corretos e orgânicos. Não utilizamos nenhum tipo de agrotóxico ou químicos na nossa colheita", disse. O engenheiro ainda apontou que, para manter a boa saúde das plantas, ele recolhe os restos de matéria orgânica que sobra nos restaurantes da Ulbra e efetua um processo de decomposição, com o auxílio do minhocário na produção do húmus, para a criação de um fertilizante natural.
Utilização da Horta na Universidade
A criação da horta, segundo a coordenadora Elisabete, foi efetuada com um dos propósitos de servir como espaço de conhecimento acadêmico, onde os alunos possam ter práticas de campo e aprimorá-las ao mesmo tempo. Nesse sentido, o curso de Agronomia oferece duas disciplinas voltadas ao cuidado e manejo em hortas: Fitopatologias, que consiste no controle de doenças que afetam as plantas, e Olericultura.
Além disso, o espaço da horta universitária já foi utilizado para apresentação e desenvolvimento de um projeto de conclusão de curso. O aluno de Agronomia, Lucas Duarte, utilizou o processo de fermentação de dejetos de animais na construção de biofertilizantes que, durante o processo de fermentação pode ser utilizado como fonte energética a partir da queima do gás metano. Ao final da apresentação, Duarte exibiu seu produto final, os biofertilizantes, como um tipo de adubo líquido para o enriquecimento do solo.
Confira a lista completa dos produtos colhidos e doados em 2019/01
Produto Quantidade
Berinjela 348 unidades
Alface 171 molhos
Couve 159 molhos
Milho 90 unidades
Aipim 76kg
Rúcula 68 molhos
Pepinos 51 unidades
Moranguinhas 41 unidades
Nabos 38 unidades
Radiche 31 molhos
Tomate 27kg
Vagem 17kg
Rabanetes 16kg
Espinafre 12 molhos
Couve Chinesa 12 unidades
Salsinha 6 molhos
Catalonha 4 molhos
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus
Últimas notícias
-
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País