Tarde animada
Ulbrati de Canoas e Guaíba se reúnem em gincana de confraternização
Jogos marcaram o encerramento do semestre de atividades
O ginásio ficou pequeno diante das turmas que participam do projeto comunitário Ulbra na Terceira Idade (Ulbrati), na tarde desta quarta-feira, 3. Reunindo mais de 90 pessoas no Complexo Esportivo do campus de Canoas, o dia foi marcado por conversas animadas, muita amizade e atividades lúdicas. As coordenadoras de Canoas e Guaíba, Lidiane Feldmann e Fabiane Jung Martins Müller, conduziram suas turmas durante a gincana que antecedeu a confraternização repleta de comidas e bebidas.
Completando 19 anos de Ulbrati, Olídia de Oliveira era só sorrisos e brincadeiras com seus colegas de projeto. Aos 79 anos, a idosa disse que não consegue ficar parada e sem interagir socialmente. "Para mim, o principal é o relacionamento com as pessoas. Nós participamos das mesmas atividades, temos os mesmos interesses, somos alegres e brincamos. Eu sempre vivi de forma sociável, sempre com pessoas, e não sei viver sem isso", confessou. Seu amigo João Pedro Alonzo também destacou a construção de laços com os participantes. "Me sinto bem no meio do pessoal. Todos me tratam bem, não faltam com o respeito, e ainda cuido da minha saúde", disse. Próximo de concluir 15 anos no projeto, seu João participa de grupos de dança, de teatro, e afirmou esbanjar disposição no auge dos seus 76 anos de idade.
Para completar a festa, próximo das 15h, o ônibus com a turma de idosos da Ulbrati Guaíba chegou ao Complexo Esportivo e se uniu aos colegas canoenses. De dentro dele, saíram cerca de 60 pessoas, entre elas Alda Moreira, de 74 anos, integrante do programa há 13. Logo na chegada, dona Alda deu ênfase ao acolhimento recebido e disse que foi perceptível a sua mudança após dividir bons momentos na iniciativa. "Eu me renovo nos encontros. Eu era muito tímida e, depois que entrei nesse grupo, me tornei outra pessoa", contou.
Preocupação com a saúde física e mental
Coordenador das atividades físicas do projeto em Guaíba, Rafael Sabin Gil destacou a importância das atividades de sociabilização na vida de pessoas idosas. Segundo o professor de Educação Física da Ulbra, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem demonstrado preocupação não só com a parte física, mas com a saúde mental nessa faixa etária. "É uma idade que as pessoas costumam ficar muito solitárias, então é fundamental o desenvolvimento de projetos e ações conjuntas, onde eles possam conviver com outras pessoas, socializar, se divertir", destacou o profissional.
Exatamente com o objetivo de aliar cuidados com a saúde física e mental, a Ulbrati foi criada em 1993 e não parou mais. Em seus 26 anos de história, se dedicou à promoção da saúde de pessoas idosas, através de atividades físicas e culturais, aliando isto ao objetivo acadêmico de formar bons profissionais nas áreas ligadas ao projeto, como Educação Física, Fisioterapia e Letras.
Atividades lúdicas animaram a gincana de encerramento
Jogo da velha, Fla-Flu humano, dança da laranja, mímica e corrida das colheres foram algumas das provas que fizeram parte da gincana de confraternização entre os idosos da Ulbrati de Canoas e de Guaíba. A ideia, segundo a coordenadora Lidiane Feldmann, foi "integrar os dois grupos por meio de atividades recreativas e lúdicas". Para a professora, o convívio social gerado pelas práticas em grupo é um dos pilares do trabalho desenvolvido pela Ulbrati nos campi da Instituição.
Se interessou pela iniciativa ou conhece alguém que pode integrá-la? As inscrições para o projeto estão abertas até o final de agosto. Confira aqui.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras