Pesquisa
Ulbra sedia 8º Seminário Brasileiro de Educação e Estudos Culturais
Tradicional evento inicia na próxima terça-feira, 25, no campus Canoas
A 8° edição de um dos maiores eventos que relaciona educação com os estudos culturais, o Seminário Brasileiro de Educação e Estudos Culturais (SBECE) e o 5º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (SIECE), sediado e projetado pela Universidade Luterana do Brasil, abrem suas portas na próxima terça-feira, 25, no campus Canoas. O evento é uma parceria do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da Ulbra com o Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Promovido desde 2011, o projeto surgiu de uma iniciativa da Ulbra, com o intuito de dar suporte e divulgação às orientações dos trabalhos desenvolvidos no PPGEDU, que tem nos estudos culturais sua linha de pesquisa. Conforme a abrangência e conhecimento do evento, surgiu a oportunidade de parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que se estende como uma vinculação entre as linhas de pesquisa das instituições.
Projeção acadêmica
Segundo a professora do PPGEDU e uma das organizadoras do SBECE, Maria Lúcia Castagna, o seminário projeta academicamente o trabalho desenvolvido na Ulbra, na medida que permite interlocuções com outras instituições. ''Esse evento veio como uma forma de dar visibilidade para os trabalhos que são produzidos aqui na Universidade e, ao mesmo tempo, congregar outros estudiosos desse campo que regularmente colaboram conosco'', disse a docente.
Neste ano, o projeto contará com a participação da doutora em Ciências da Comunicação, Liv Rebecca Sovik, que atualmente leciona na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Como conta Juliana Vargas, também docente do PPGEDU da Ulbra, nesta 8° edição serão oferecidos alguns minicursos durante a programação, voltados principalmente à temáticas como inclusão, relações étnico-raciais e de gênero, que podem ser desempenhados por todos os participantes.
Além disso, o Seminário de Educação e Estudos Culturais, que se estende até a quinta-feira, 27, ainda recebe um grupo de Slam, que apresentará seus trabalhos literários em versos rimados, a apresentação do coral da Ulbra e a participação de um coral Guarani. Para fazer o encerramento das atividades, o professor Doutor em Filosofia pela Universidade de Bielefeld, Alemanha, Francisco Ortega, promoverá uma apresentação dos seus trabalhos e projetos de pesquisa. O evento ainda tem programado, nos dias 26 e 27, seis sessões de autógrafos de títulos relacionados com a temática do Seminário.
Mais informações sobre a programação podem ser obtidas clicando aqui.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras