Pedagogia
Projeto de estágio foca na motivação de colaboradores da Ulbra
Fernanda Ourique desenvolveu atividade com funcionários da limpeza
Era uma manhã de sábado quando a acadêmica do curso de Pedagogia, Fernanda Lopes Ourique, de 23 anos, propôs que um grupo de colaboradores do setor de Higienização e Limpeza da Ulbra conversassem sobre autoestima. No bate-papo, uma funcionária revelou que quase nunca se sentiu confiante ao longo da vida. Com uma prótese no olho e recém-viúva, a auxiliar de serviços gerais deixou os colegas emocionados ao relatar sua história. A dinâmica seguiu com o grupo distribuindo entre si uma placa com os dizeres: "o que você é, faz a diferença". "As pessoas tinham que entregar a placa para alguém e muitos destinaram para esta colega", lembrou a acadêmica.
A ação integrou parte do projeto Valorizando a si e aos outros, que a estudante desenvolveu para o estágio de Formação de Professores e Educação Profissional, previsto na grade curricular do 7º semestre da graduação. "A ideia era trabalhar com essa categoria de trabalhadores que, muitas vezes, se sente pouco valorizada, temas como autoestima, trabalho em equipe e ética, além de promover um espaço de integração", recorda.
Reflexão e valorização
Com a autorização da coordenação do setor, durante cinco sábados, por 2h30min, Fernanda promoveu com um grupo de 12 colaboradores da área momentos de reflexão, dinâmicas, brincadeiras e debates. "Além de propor situações onde eles pudessem falar das suas vidas, no final de semana do Dia das Mães proporcionei um momento de beleza, com maquiagem", explica. Paralelo ao trabalho com os funcionários, Fernanda também promoveu encontros com os supervisores das equipes do setor, levando demandas que surgiram durante os encontros.
Foi aos supervisores, também, que a acadêmica lançou o desafio para confeccionarem um mural de recados para os funcionários do setor. Os painéis já estão dispostos pelo campus e levam envelopes com o nome de cada colaborador da Higienização e da Limpeza que trabalha naquele prédio. "Tanto colegas como os próprios alunos podem escrever um bilhetinho e deixar no mural. A ideia é valorizar e deixar o dia das pessoas mais alegre", estimula Fernanda.
Para a acadêmica, com a experiência ela mais aprendeu do que ensinou. "Trabalho com crianças e não havia ainda tido experiência com adultos. Ver o retorno e o quanto eles se sentiram bem foi gratificante. Ouvi histórias de vida que me fizeram crescer pessoalmente e profissionalmente", contou Fernanda, que agora está na fase de finalização do relatório do estágio e pretende publicar um artigo sobre a iniciativa.
Sensibilidade na condução do trabalho
Orientadora do estágio de Fernanda, a professora Luciana Peixoto Cordeiro disse que a acadêmica foi sensível e competente em identificar as temáticas que agregassem valor às pessoas. "O projeto foi importante porque atingiu um público que também precisa de investimento em capacitação e valorizou as pessoas", opinou.
Para a professora, a iniciativa, além de possibilitar a aplicação dos conhecimentos construídos ao longo do curso, também permitiu a Fernanda vivenciar a experiência na função de líder educadora e de criar estratégias pedagógicas significativas. "Evidenciou ainda mais a qualidade do curso de Pedagogia e o trabalho desempenhado pela coordenação e professores", concluiu a docente.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes