Mercado de trabalho do futuro
FAS Universitário 2019 une conhecimento e empreendedorismo sustentável
Campus recebeu palestra de especialista em carreira e gestão de pessoas
A noite desta quinta-feira, 6, ficou reservada à sequência da programação do Fórum ADCE para Sustentabilidade (FAS) de 2019. Realizado desde 2017, quando a Ulbra e os dirigentes da associação de empreendedores deram início ao evento institucional, o fórum traz empresários para palestrarem em unidades da Ulbra no Rio Grande do Sul, onde realizam debates que reúnem o tema escolhido, o empreendedorismo e a sustentabilidade. O mote da campanha deste ano é O Conhecimento.
Tradicionalmente presentes nas atividades do fórum, os representantes da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE) foram os primeiros a palestrar no evento realizado no auditório B do prédio 14. Ana D'Amico pautou sua fala nos tipos de conhecimentos e inteligências que o ser humano lida diariamente. Após ela, a professora Laury Garcia Job abordou as mudanças nas profissões e apontou as exigências do mercado de trabalho do futuro, onde 60% dessas profissões sequer existem. Por último, Pietro Job refletiu sobre a felicidade no trabalho, dando ênfase ao autoconhecimento na hora de escolher uma carreira, de forma a priorizar o prazer naquilo que exerce.
Diante das explanações dos convidados, o diretor do campus Leonardo Haerter dos Santos relatou o prazer que ele e diversos colaboradores sentem em trabalhar na Instituição. "Há essa proximidade entre a Universidade e os seus funcionários", constatou o gestor, lembrando das boas relações estabelecidas diariamente no campus. Além dele, o pastor Mário Yudi Fukue também teve seu momento de fala, representando a Pastoral Universitária e palestrando de acordo com a perspectiva religiosa sobre o tema.
Carreiras do futuro e o que as empresas buscam nos candidatos
Principal atração da noite de palestras e com experiência de 20 anos na área de Recursos Humanos, a empreendedora Iara Barbosa concentrou sua fala em dois aspectos importantes do conhecimento: a sua absorção e a sua aplicação. "Eu venho refletir de que forma as pessoas estão absorvendo o conhecimento. Há muita informação disponível, mas entender e agregar esse conteúdo ao seu desenvolvimento pessoal e profissional é bem mais complexo do que só ter acesso a essa informação", explicou a profissional.
Questionada sobre as necessidades do mercado e das empresas com as quais trabalha diariamente, a diretora executiva destacou que a autonomia é um dos principais pontos analisados pelos contratantes. "É importante conseguir executar as tarefas de forma autônoma, mas também é mais do que isso, é entender os processos e saber liderar eles", disse Barbosa. Para finalizar, a empresária ressaltou que é aconselhável que o candidato "estude o mercado, não só a empresa que busca trabalhar, para que fuja dessa superficialidade de entender sobre um nicho específico apenas".
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras