Produção científica
Psicologia tem trabalho selecionado para publicação em revista da UNISC
Produção ficou entre os 10 melhores trabalhos avaliados no ESEPRS
O curso de Psicologia da Ulbra tem um bom motivo para comemorar a participação no último Encontro de Serviços Escola de Psicologia do Rio Grande do Sul (ESEPRS), realizado na PUCRS, em Porto Alegre, nos dias 24 e 25 de maio. Organizado pelo Conselho Regional de Psicologia (CRPRS) e em parceria com as universidades do estado, o evento foi uma oportunidade a mais para que alunos e professores pudessem expor suas produções científicas.
A Ulbra, por meio do seu curso de Psicologia, foi uma das universidades que obtiveram bons resultados durante o Encontro. O trabalho intitulado Fatores do psicoterapeuta e do paciente na construção da aliança terapêutica nas psicoterapias de orientação analítica e cognitivo-comportamentais, de autoria dos egressos Demetrius Paiva e Amanda Di Domenico e das professoras Fernanda Pasquoto e Aline Groff Vivian, foi um dos selecionados para publicação pela Revista do Serviço Integrado de Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). A escolha do trabalho reforça as boas práticas do curso, que tem buscado aproximar mais ainda alunos e professores em produções científicas conjuntas.
A professora Fernanda Pasquoto, que participou por meio do trabalho selecionado e também na coordenação do grupo de trabalho Articulação com a Rede de Interdisciplinaridade, ressaltou a importância da participação dos alunos nesses eventos. "Agrega muito na aprendizagem dos alunos e na formação profissional deles", disse a docente. Para ela, além dos ganhos pessoais, há a relevância científica contida na troca de experiências e conhecimentos entre as instituições participantes.
O egresso Demetrius Paiva Nunes, agora residente no Hospital Universitário, contou como foi o processo que resultou no trabalho de conclusão. "Nós elaboramos pontos norteadores para facilitar o processo de coleta dos dados e análise dos resultados, com participação dos alunos que realizavam estágio no momento da pesquisa no serviço-escola de Psicologia, sob supervisão e em conjunto com as professoras Aline e Fernanda", explicou. Segundo o jovem, o apoio e o auxílio das docentes "foi fator primordial para que a pesquisa transcorresse de forma a alcançar os resultados esperados, tanto para fins acadêmicos como de interesses pessoais".
Entenda do que se trata o trabalho selecionado
Em entrevista, Paiva resumiu os principais aspectos da pesquisa realizada pela equipe. "Em síntese, nosso trabalho engloba a temática da psicologia clínica, com foco nas abordagens psicoterápicas de orientação analítica e cognitivo-comportamental. Ou seja, nosso objetivo principal foi investigar os elementos que constituem a aliança terapêutica, que se trata da relação que se estabelece entre o psicoterapeuta e o seu paciente durante o processo psicoterápico", abreviou o residente multiprofissional em Saúde do Adulto Idoso.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras