Pesquisa revela
Duas em cada cinco organizações já sofreram com fake news
Docente da Ulbra apresenta dados do LCM 2018-2019 em São Paulo
Representantes da Universidade Luterana do Brasil participam, nesta quinta-feira, 6, na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, da divulgação dos resultados da terceira edição da pesquisa Latin American Comunication Monitor (LCM), aberta em abril de 2018 aos profissionais de publicidade e propaganda, relações públicas, jornalismo e gestores da área de comunicação de toda América Latina. Ao todo, 1.165 profissionais responderam ao questionário, que apresentou como temática as fake news no contexto da comunicação estratégica.
A assessora de Relações Internacionais e professora da Ulbra, Andréia Athaydes, e o chefe de Gabinete da Reitoria e professor, Gustavo Becker, coordenam no Brasil a área acadêmica da pesquisa. "Mobilizamos os profissionais da área de comunicação para que respondam o questionário, ajudamos na elaboração do relatório e disseminamos os resultados no nosso país através de congressos acadêmicos", contou Andréia, que está à frente da pesquisa no Brasil desde 2008.
O questionário bienal na América Latina conta com cerca de 40 perguntas e alguns blocos fixos com o objetivo de avaliar as mesmas questões de uma edição para a outra, além de temáticas que são tendência na área. Temas como big data, automatização da comunicação e as diferenças de gênero na profissão já foram destacadas em edições passadas. "O objetivo é que, com os dados, os profissionais entendam suas fortalezas e busquem qualificação nos aspectos que não vão bem. Por isso, há a parceria com universidades e associações profissionais para criar estratégias de qualificação para ajudar os profissionais", salientou Andréia.
Conheça alguns resultados da pesquisa
Antes do lançamento nacional do resultado do LCM 2018-2019 no Brasil, marcado para esta quinta-feira, 6, Andréia comentou alguns resultados desta edição. Do total de 1.165 profissionais da América Latina que responderam ao questionário, 27,1% integram empresas privadas, 24,2% públicas, 15,9% são de entidades, 25,3% de agências de comunicação e outros 7,5% profissionais freelancer. No ano de 2018, o levantamento apontou que as fake news atingiram duas em cada cinco organizações entrevistadas. As estatais relataram terem sido mais afetadas em relação às empresas privadas.
Os países que mais demonstraram terem sofrido impacto com as notícias falsas foram República Dominicana, Colômbia e Costa Rica. Dos entrevistados, 83% disseram que as fake news se proliferam nas redes sociais, mas 37,8% deles acreditam que os meios massivos também são propagadores dessas notícias. Para 57,9% dos entrevistados, as fake news atingiram mais pessoas do que organizações. "Se pensarmos que esse levantamento foi realizado em um ano eleitoral em muitos desses países, percebemos que essa impressão tem relação com os candidatos", destacou Andréia. Para conferir o resultado geral da pesquisa, clique aqui.
A divulgação dos resultados pode ser acompanhada na quinta-feira, às 18h, na página do Youtube da Faculdade Cásper Líbero.
Sobre o LCM
O Latin American Communication Monitor é organizado pela European Public Relations Education and Research (Euprera), com parceria estratégica da Fundação Fundacom, plataforma criada para o reforço do papel da comunicação organizacional em espanhol e português, no estágio internacional.
O estudo promovido pelo LCM é dirigido pelos pesquisadores Ángeles Moreno, da Universidade Rey Juan Carlos, da Espanha, e Juan Carlos Molleda, da Universidade de Oregon (EUA), com a gerência executiva de Alejandro Álvarez Nobell, representante da Universidade Nacional de Córdoba, da Argentina. Participam também do projeto 20 instituições de ensino superior da América Latina, Estados Unidos e Espanha, entre elas a Ulbra. No Brasil, são parceiras da iniciativa a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (ConfeRP) e os portais Mega Brasil Comunicação e Coletiva.net.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Notícias relacionadas
-
16
FEVINTERNACIONALIZAÇÃO Ulbra acolhe estudantes de Medicina de Portugal -
23
NOVPODCAST ULBRA Delegação do Peru debate educação no campus Canoas -
20
NOVENSINO Universidade do Peru vive uma semana de atividades na Ulbra -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes