Até 28 de junho
Exposição fotográfica revela a beleza dos pássaros de Canoas
Imagens de Zulaine Santos podem ser conferidas no saguão do prédio 6
O amor da canoense Zulaine Santos, de 67 anos, pela natureza foi o impulso que a fotógrafa precisava para clicar os pássaros que habitam o município. Depois de três anos de registros em três bairros da cidade e 5 mil imagens capturadas, o resultado pode ser conferido na exposição Simplesmente Asas, aberta até o dia 28 de junho no espaço cultural localizado no saguão do prédio 6 da Ulbra Canoas. São pelo menos 40 fotos que retratam diversas espécies de aves. "Ao longo do projeto identifiquei mais de 80 espécies da nossa fauna silvestre", explicou a fotógrafa. O trabalho de pesquisa teve início em 2016, depois da artista participar de um workshop de fotografia de aves.
Desde então, seu olhar apurado já registrou milhares deles em seu habitat natural. "As primeiras fotografias foram realizadas em uma praça na frente de casa, sem pretensão de que o trabalho se transformasse em um projeto e ganhasse uma mostra", lembra. Com o apoio do Centro de Observação de Aves do Jardim Botânico, de Porto Alegre, e de literatura da área, a artista aprendeu a identificar os tipos de pássaros e o trabalho ganhou novos contornos. "Além das fotos, hoje visito escolas falando sobre a importância da preservação ambiental", explicou. Levar o projeto para cada vez mais alunos é, aliás, o grande objetivo de Zulaine. "Por isso é maravilhoso expor dentro da Ulbra, um local por onde circulam tantos estudantes", celebrou.
Fotografar aves requer paciência
Ter atenção ao canto dos pássaros é o primeiro passo para conseguir fotografá-los. É através do som das aves que Zulaine conta que localiza quem irá fotografar. "É preciso, além disso, ter paciência e fazer silêncio para não assustá-los. Na hora da foto, também levo em conta a composição do ambiente onde eles vivem", comentou. Para viabilizar o projeto, a fotógrafa afirma que contou com recursos próprios e com a parceria de uma médica veterinária da cidade.
A exposição Simplesmente Asas - Pássaros de Canoas pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, no espaço cultural localizado no saguão do prédio 6 (Avenida Farroupilha, 8001. Bairro São José. Canoas), com entrada franca.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras