Novidade!
Aula pública movimentou a programação do Sarau das Nações
Atividade ocorreu ao longo da semana, com promoção do curso de Teologia
Uma novidade marcou a programação do 10º Sarau das Nações, que ocorreu ao longo de toda a semana no campus Canoas. Entre a segunda e a quinta-feira, a aula pública Vida y Muerte abordou os aspectos religiosos e as tradições dos povos mexicanos. Nesta edição, o México foi o país homenageado do Sarau. Promovida pelo curso de Teologia e Pastoral Universitária da Ulbra, a iniciativa integrou a disciplina de Cultura Religiosa, quando os acadêmicos foram convidados a produzir pesquisas sobre os povos nativos do México, os Olmecas, Maias e Astecas, bem como sobre o cristianismo católico e protestante e parte da cultura popular mexicana.
Nesta sexta-feira, 31, as apresentações tiveram início com a fala do capelão do campus, Mário Fukue, sobre algumas das principais características e fatos históricos do conteúdo. "Em todos esses eixos, nós temos pontos diferentes da religiosidade brasileira e pontos em comum. Foi interessante realizar este estudo religioso comparativo entre o México e o Brasil e ver muitas similaridades e algumas diferenças também", complementou.
Para Julia Neto Pinheiro, acadêmica do 2º semestre do curso de História, o exercício foi essencial para aprimorar os conhecimentos culturais e históricos dos alunos. "A gente estuda povos, culturas, estudamos fatos além da própria religiosidade, coisas geográficas locais. Geralmente em colégios, nós aprendemos somente a parte europeia ou do oriente, e nunca aprendemos sobre a América em geral. É muito interessante poder realizar esta troca de ideias", finalizou.
Raíssa Zucco
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras