Muita cultura mexicana
Sarau das Nações tem noite de bate-papo e muita música
Histórias de duas mexicanas e grupo Mariachi foram atrações
A noite de terça-feira, 28, foi movimentada com atrações especiais do 10º Sarau das Nações: México. O tradicional Café com Idiomas do Ilulbra recebeu as mexicanas Lucero Velazquez e Lubyn Coronel, naturais de Veracruz, no México. A cidade abriga o maior porto marítimo do país e, desde 2016, conta com um complexo petroquímico da Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas.
Durante as horas que conversaram com alunos da turma de espanhol 4 do Ilulbra e dos cursos de Letras e Secretariado Executivo Trilíngue, as convidadas contaram detalhes de suas vidas em solo mexicano e da adaptação ao Brasil, onde moram atualmente. Entre os principais temas abordados estavam as diferenças culturais e de infraestrutura do países latino-americanos. Segundo Lubyn Coronel, "apesar da indústria petroquímica e do porto movimentado, a cidade não é tão desenvolvida quanto deveria", principalmente se comparada às cidades que conheceu no Rio Grande do Sul.
A conterrânea de Lubyn, Lucero Velazquez, se demonstrou surpresa com a turma cheia de alunos. "Não esperava conhecer tantas pessoas que querem aprender espanhol", disse a mexicana. Para ela, mesmo após seis meses de curso de língua portuguesa, ainda sente dificuldades com expressões características do país e os diversos sotaques. "Todos meus vizinhos são brasileiros, então escuto e aprendo um pouco, mas falo mais um portunhol mesmo", brincou, ressaltando que a recepção foi melhor do que ela esperava e que se sentiu muito acolhida desde que chegou em Porto Alegre, onde mora com seu marido.
Visita foi considerada proveitosa por professora e alunos
"Eu conheci e me aproximei da língua espanhola quando fiz amizade com espanhóis que viveram um tempo na Alemanha e vieram morar em Gravataí, cidade que nasci e cresci". Foi assim que a professora Isabel Mendes explicou sua atração e o primeiro contato com o idioma. Ela também exaltou a chance de professores e alunos terem um contato direto com pessoas de outras nacionalidades. Para a docente, "seria bom se pudéssemos fazer bate-papos assim mais vezes no ano, pois faz toda diferença o contato com pessoas nativas dessas regiões que falam em espanhol", concluiu.
Egressa do curso de Secretariado Executivo Trilíngue, Kenia Amaral foi responsável pelo convite às mexicanas. Ela, que trabalha na Assessoria de Relações Internacionais da Ulbra, considerou positiva a conversa que possibilitou que os alunos de espanhol praticassem e conhecessem mais sobre os aspectos culturais do México. "Sempre incentivei atividades práticas como essa. Fui presidente do Centro Acadêmico do curso e costumávamos realizar encontros com intercambistas, pois acredito que seja fundamental esse contato direto com pessoas de outras nacionalidades", lembrou.
A aluna Leticia Silva dos Santos, do 6º semestre de Secretariado Executivo Trilíngue destacou a importância da atividade para seu aperfeiçoamento como futura secretária executiva. "Para a minha profissão, torna-se essencial adquirir conhecimentos sobre outras culturas, pois vou precisar saber me portar em reuniões e negociações com países estrangeiros", comentou a acadêmica, que ainda estuda inglês, japonês e coreano.
Los Mariachis fizeram a alegria no intervalo dos estudantes
A pausa para o intervalo de aula foi mais animada no saguão do prédio 6. Alunos que saíam de suas salas se depararam com a banda Los Mariachis, do restaurante Guacamole. Convidados pela organização do evento, os músicos performaram por cerca de 30 minutos, enquanto estudantes registravam com fotos e vídeos.
A expressão "mariachi" serve tanto para identificar o gênero musical, como para se referir às bandas que cantam as músicas populares da cultura mexicana. Originalmente, o mariachi cresceu em pequenos vilarejos nos arredores do estado de Jalisco, na vila rural Cocula, próxima à capital Guadalajara. Com o passar do tempo, a música se popularizou, ganhando arranjos melhores e atingindo todas as camadas da população, até virar um símbolo da cultura nacional mexicana.
Na galeria desta matéria, você pode ver imagens da apresentação de Los Mariachis e da roda de bate-papo com as convidadas mexicanas do 10º Sarau das Nações, edição México.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico -
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
16
FEVINTERNACIONALIZAÇÃO Ulbra acolhe estudantes de Medicina de Portugal -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras