Ulbra na Terceira Idade
Ulbrati realiza flash mob em homenagem a Frida Kahlo
Ação integrou programação do 10° Sarau das Nações
Dentro da programação do 10° Sarau das Nações, promovido pela Assessoria de Relações Internacionais, o grupo Ulbra na Terceira Idade (Ulbrati) realizou um flash mob no campus Canoas na manhã desta terça-feira, 28. A iniciativa aconteceu nas salas de aula do prédio 1. As participantes dos projeto fizeram uma apresentação de um poema da pintora mexicana Frida Kahlo. Nesta edição o Sarau homenageia o México.
A atividade iniciou às 9h, no Laboratório de Estética da Ulbra, com a caracterização das 14 mulheres participantes do flash mob. Com sobrancelhas grossas, bochechas rosadas, muitas flores e risadas, todas as integrantes da apresentação ganharam os traços marcantes de Frida.
O desafio desta produção era retratar a vida da pintora mexicana, contando um pouco de suas histórias. "É uma forma de levar cultura, conhecimento e alegria através do poema da Frida, Sou Frida e Não Me Kahlo. Ela foi uma revolucionária, uma artista, que evidenciou a importância da mulher, apesar do seu sofrimento", enfatizou Jane Konrad, coordenadora do curso de Letras da Universidade.
Para Maria da Conceição, de 93 anos, participante há 23 do projeto Ulbrati, é um prazer representar uma mulher que, em suas palavras, "foi uma pessoa muito sofrida, mas nunca esmoreceu, sempre batalhou na vida. Um exemplo de mulher corajosa."
Realizar a encenação deste poema em seu idioma nato, o espanhol, foi uma oportunidade para as integrantes se unirem e homenagearem a artista. "A Frida possui uma história sofrida, mas que serve de inspiração, porque nós passamos por tantas dificuldades na vida e ela também passou e superou. Nós precisamos nos espelhar nas coisas boas da vida", disse Ana Tereza, que há 26 anos participa da família Ulbrati.
Atividade foi sucesso entre os espectadores
A atividade da Ulbrati foi bem aceita por acadêmicos e professores. Para Taís Malta, acadêmica do curso de Estética da Universidade, presenciar esse flashmob foi gratificante. "Ver que elas ensaiaram e vieram até aqui nos apresentar esse espetáculo foi incrível. É inspirador a participação e alegria de todos", afirmou.
Já a estudante do 4° semestre de Enfermagem, Krislei Krug, contou que esta foi a primeira vez que assistiu uma apresentação do Ulbrati e acredita que ações como essa devem acontecer mais vezes na Instituição. "Trazer coisas novas para a sala de aula é estimulante. Foi lindo ver a apresentação do grupo", declarou.
Segundo a aluna de Fonoaudiologia, Cláudia Tochetto, ver o grupo apresentar a história da Frida foi muito interessante. "É muito bacana ver a inclusão deste grupo aqui na Universidade, ainda mais contando a história da Frida, uma mulher empoderada que lutou muito pelos nossos direitos", manifestou a acadêmica.
Karoline Milbradt e Raíssa Zucco
Estudantes de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras