10º edição
Sarau das Nações abre homenageando o México
Programação cultural segue até esta quinta-feira, 30, no campus
Ao som de Viva La Vida, do Trio Marimbeiros, o grupo Ulbra na Terceira Idade (Ulbrati), regido por Francis Padilha, abriu o 10º Sarau das Nações na noite desta segunda-feira, 27, no saguão do prédio 6. Promovido pela Assessoria de Relações Internacionais, o evento apresenta, nesta edição, literatura, música, gastronomia, fé e outros aspectos marcantes do México, por ocasião dos 500 anos da proclamação de Veracruz, considerado um dos primeiros municípios da América Latina.
No evento de abertura, a assessora de Relações Internacionais, Andréia Athaydes, falou do entusiasmo com a promoção do evento. "A programação está muito variada e, nesta edição, ampliamos o Sarau para quatro dias, com aulas públicas, exposição, varal literário, sessão de cinema, entre outras atividades", destacou. Andréia também enalteceu a colaboração dos parceiros e já adiantou o país que será homenageado na próxima edição. "Em 2020, a Argentina receberá nossa homenagem no Sarau", completou.
Ao lado do pró-reitor acadêmico, Pedro Antonio González Hernández e do diretor do campus Canoas, Leonardo Haerter dos Santos, o reitor Ricardo Willy Rieth disse estar emocionado e empolgado com a realização do evento e agradeceu o envolvimento da Universidade na preparação do Sarau. "Muitos cursos se envolveram, além de outros campi da Ulbra, e isso é motivo de muita alegria", destacou.
Para o reitor, ao enaltecer a cultura de outros países dentro do espaço acadêmico, tanto estudantes como professores da Instituição estão crescendo. "Sempre quando converso com quem participa de intercâmbios ou quando recebemos pessoas de outros países, destaco que não se trata somente de ciência e pequisa. Quem tem a oportunidade de vivenciar uma experiência como essa aprende muito com o modo de vida de outros povos. O Sarau tem conseguido empolgar nossos acadêmicos e docentes a sonharem com a possibilidade de incluir no seu currículo um intercâmbio, que marca tanto quanto o crescimento profissional e acadêmico", completou.
Egressa expõe peças inspiradas no Dia dos Mortos
Felicidade marcou a participação da egressa do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da Ulbra, Helen Ribeiro Tavares, de 24 anos, na abertura do Sarau. Isso porque, durante a programação, ela expõe o resultado do seu trabalho de conclusão de curso no saguão do prédio 6.
Inspirada no Dia de los Muertos, a jovem criou peças para a celebração mexicana milenar que reverencia o dia dos mortos. "Naquela cultura, celebrar a morte é uma forma de homenagear os entes queridos que já partiram. Como havia perdido a minha mãe durante o curso, achei uma forma de homenageá-la. Também queria criar uma coleção que valorizasse as curvas das mulheres e essa temática se encaixou bem", explicou.
Os quatro modelos expostos, das 20 peças desenhadas pela egressa, trazem muita transparência e bordados coloridos, unidos ao tradicional preto do luto. "Fiquei muito feliz de ter recebido o convite para participar do Sarau e pelo tema ter tudo a ver com o meu trabalho", completou.
O Sarau das Nações segue até esta quinta-feira, 30, com uma série de atividades no campus Canoas. Confira aqui a programação completa.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras