Serviços à comunidade
Curso de Farmácia fecha semana de conscientização sobre automedicação
Atividades iniciadas no sábado se estendem até esta sexta-feira (10)
Nesta sexta-feira, 10, o curso de Farmácia encerra o período de ações de conscientização sobre o Uso Racional de Medicamentos. Tradicional no calendário do curso, as atividades tiveram início no sábado, 4, no Parque Getúlio Vargas, em Canoas, onde professores e alunos indicaram cuidados que a população deve ter com a automedicação, além de disponibilizar a aferição da pressão arterial e medir o índice de massa corporal a quem passava pelo local. Ao todo, 22 alunos estiveram envolvidos no dia.
Criada pelo Ministério da Saúde e com ações promovidas por diversos órgãos e universidades, a Semana de Conscientização sobre o Uso Racional de Medicamentos tem o objetivo de alertar a população sobre os riscos da utilização de remédios sem a devida prescrição ou acompanhamento médico. O professor João Victor Laureano, um dos responsáveis pelas atividades promovidas pelo curso de Farmácia da Ulbra, destacou a importância da mobilização em torno do tema. "É importante conseguir inserir os alunos na prática direta com a população, mostrando como é fundamental a conscientização sobre o uso racional de medicamentos, além de divulgar o curso para a comunidade, claro", disse o docente.
Outro destaque da atividade de sábado, dia 4, foi a utilização do relógio do corpo humano, baseado na medicina tradicional chinesa e desenvolvido pela Emater, apresentando as funcionalidades das plantas medicinais no organismo. A docente Cristiane Bernardes de Oliveira, co-responsável pela ação, explicou como a conscientização de forma didática pode facilitar a compreensão dos benefícios e malefícios de cada uma. "Nós trouxemos o relógio do corpo humano e colocamos de maneira visível para mostrar que existem plantas medicinais que atuam de forma específica em cada órgão", demonstrou a professora.
Atividades não se restringiram apenas à Canoas
Apesar de ser uma realização da unidade de Canoas, o curso de Farmácia do campus decidiu estender suas ações ao município de Esteio, que já é parceiro da Universidade em atividades de projetos de extensão da área da saúde. Na manhã de quarta-feira, 8, a equipe visitou a cidade para dialogar com a população, distribuindo folders informativos e orientar sobre o uso e descarte correto de medicamentos.
Garotada recebeu atenção redobrada
Uma das maiores escolas da Rede de Ensino Básico da Ulbra, o Colégio Cristo Redentor recebeu duas visitas, nos dias 7 e 8 de maio. O objetivo era realizar a orientação nos dois períodos em que a unidade tem aulas, durante manhã e tarde, abrangendo todos os alunos que frequentam o local. Segundo o acadêmico Airton de Souza Netto dos Santos Junior, do 9º semestre, as visitas receberam avaliações positivas dos estudantes. "A recepção deles foi ótima, principalmente ao verem um super-herói que não estão tão habituados, e esse, com o auxílio dos demais alunos, ensinou-lhes um pouquinho sobre medicamentos", relembrou.
Airton também ressaltou a experiência adquirida na sua participação. "Foi muito produtivo, conseguimos transmitir informações relevantes sobre os medicamentos para as crianças, e tudo isso de uma maneira lúdica e divertida", salientou o aluno, que ainda brincou dizendo que os jovens "realmente não contavam com minha astúcia".
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras