Esporte Universitário
Aluna de Educação Física participa dos Jogos Universitários Brasileiros
Atleta do taekwondo competirá em Brasília nesta semana, nos dias 26 e 27
Nesta sexta-feira, 26, a acadêmica do primeiro semestre de Educação Física, Fernanda Aduatti, inicia a sua participação nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), na modalidade adulta do taekwondo, com atletas de até 49 kg. A etapa, que será disputada em Brasília, garante vaga na 30ª edição do Universíade, onde a jovem poderá representar a Ulbra na tradicional competição universitária que acontece em Nápoles, na Itália.
Fernanda contou como concilia os estudos acadêmicos e o mundo dos esportes. Segundo a atleta do Esporte Universitário da Ulbra, nem sempre é fácil a relação entre um e outro. "Eu sempre digo, atletas universitários passam muita dificuldade, desde a concentração até as dietas que são necessárias para se encaixar em um determinado peso. No entanto, a parte mais difícil, com certeza, é a financeira, porque exerço muitas atividades e isso dificulta na conciliação com o trabalho formal", disse a estudante, que ainda destacou que, mesmo com todos os empecilhos, principalmente por falta de patrocinador para as competições, o esporte ainda é a sua verdadeira paixão.
Desde muito nova, Aduatti está integrada no meio esportivo, já tendo participado de outras competições regionais de taekwondo, ganhando algum reconhecimento no meio. "Já fui vice-campeã na seleção gaúcha de taekwondo, o que foi um reconhecimento imenso pra mim, mas essa competição em Brasília, por ser a minha primeira nacional, está me deixando bem ansiosa e animada ao mesmo tempo", afirmou a atleta. Fernanda ainda revelou como surgiu o interesse pelo esporte coreano. "Eu sou aficionada por música coreana há muito tempo e, quando descobri que o taekwondo era da Coréia do Sul, logo comecei a me envolver com a modalidade e me apaixonei à primeira vista", disse.
Etapas para o campeonato em Brasília
A jovem atleta disse que está empenhada para se destacar no campeonato, com treinamentos pesados e uma dieta rigorosa para manter-se no peso necessário. "O mais difícil são os dias que antecedem o campeonato, pois acelero o treinamento e a dieta", contou a taekwondista. Fernanda, atualmente, faz cerca de dois treinos por dia, em uma academia de Sapucaia do Sul, e restringe sua dieta, para continuar no peso até 49kg. Segundo a estudante, é um esforço muito grande, mas necessário para alcançar os seus objetivos como atleta.
A grande meta para ela, durante a etapa que será disputada em Brasília, é o prêmio para a vencedora em sua categoria: uma vaga para competir no Universíade, em 2019, que é um importante evento multidesportivo internacional, organizado pela Federação Internacional do Desporto Universitário, voltado para o reconhecimento de atletas universitários. Neste ano, a competição acontecerá na cidade de Nápoles, na Itália, entre os dias 3 e 14 de julho.
Para Fernanda, ganhar a medalha de ouro seria como um sonho. "Mesmo estando muito nervosa para participar da etapa de Brasília, ganhar a competição e levar para casa a medalha de ouro, além de uma vaga no Universíade, seria um sonho realizado, pois é um enorme reconhecimento, principalmente levando em conta todos os esforços que passei para chegar a um grande campeonato", concluiu.
Emily Bilhan
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
18
OUTEsporte Equipe da Ulbra é vice-campeã brasileira no handebol feminino dos JUBs -
17
OUTEsporte Equipe de handebol feminino da Ulbra está na final dos JUBs -
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
29
FEVULBRA SPORT Ulbra retoma protagonismo no esporte e forma novos atletas
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes