São Jerônimo
Comunidade enaltece protagonismo da ULBRA na região
Seminário aborda a instalação do Polo Naval do Jacuí
Durante a visita da Reitoria da ULBRA ao campus de São Jerônimo, nesta segunda-feira, 17.09, representantes das prefeituras, câmaras de vereadores, entidades e empresas da Região Carbonífera do Rio Grande do Sul, compareceram à unidade para participar do seminário Conexão: integração e conhecimento. No encontro, foram abordadas as possibilidades e oportunidades para o desenvolvimento regional, a partir da cooperação mútua dos agentes responsáveis, em função da implantação do Pólo Naval do Jacuí, com investimentos dos governos federal e do Rio Grande do Sul.
O reitor Marcos Fernando Ziemer relatou que durante 2012 a Reitoria está avaliando todos os 15 campi do Complexo Educacional ULBRA no Brasil. As visitas in loco visam verificar como cada unidade está acompanhando o Plano de Reestruturação da Universidade conduzido pela nova gestão, o que inclui estar em consonância com as necessidades regionais. Disse que São Jerônimo foi o primeiro campus aberto, após a sede em Canoas, há 22 anos. “Este campus contribuiu para o desenvolvimento da cidade e também de toda a região. Este trabalho focado na graduação e na pós-graduação qualificou a mão-de-obra destes municípios”, lembrou Ziemer. O reitor ainda ressaltou que atualmente, a ULBRA está avaliando os cursos já ofertados e estudando as demandas que estão surgindo para qualificar as comunidades que passam a vivenciar um novo momento de desenvolvimento econômico com a chegada do Polo Naval do Jacuí.
Extensões do Parque Tecnológico ULBRATECH e da Incubadora Tecnológica da ULBRA para São Jerônimo foram anunciadas pelo reitor Ziemer às lideranças reunidas no campus local. “Nossa proposta é seguir à frente neste desafio de qualificar a região. O campus cumpre o seu papel, mas tem um grande potencial a ser explorado”, afirmou.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Erwin Francisco Tochtrop Júnior, enfatizou que a ULBRA quer viver este momento de crescimento regional junto com os municípios. “Todos podem crescer simultaneamente, e colocamos à disposição a nossa força de inter-relação com nossos professores, colaboradores e alunos. Temos experiência para compartilhar”, disse Erwin. O pró-reitor ainda fez uma explanação sobre a Incubadora Tecnológica ULBRATECH, com perfil multisetorial, a ser implantada no Polo Naval do Jacuí, e que estará incorporada à Rede ULBRA de Inovação. Ele explicou que as empresas incubadas receberão consultoria e acompanhamento nas áreas de gestão, marketing, recursos humanos, financeiro e tecnológico. E, sobre o Parque Tecnológico, Erwin discorreu sobre as possibilidades de desenvolver novos processos, otimizando espaços já existentes.
O professor Álvaro Werlang, coordenador do curso de Administração, apresentou o estudo sobre o Corredor de Inovação, que identificando aspectos chave e comuns a oito municípios mais próximos da área do Polo Naval do Jacuí. Ressaltou que a criatividade será um elemento importante nos empreendimentos do empresariado para alcançar sua consolidação. Assim como Álvaro, o vice-reitor Valter Kuchenbecker e o professor Pablo Rodrigo Alflen, coordenador de Pesquisa e Pós-graduação do campus, também discorreu sobre a importância do conhecimento que a ULBRA São Jerônimo tem sobre a região, o que a capacita a ser protagonista na equipe de planejamento das ações dos municípios com vistas ao empreendimento abordado.
O prefeito municipal de São Jerônimo Marcelo Schereinert, anunciou que a Prefeitura Municipal está destinando cinco hectares para a implantação da Incubadora Tecnológica ULBRATECH. “O Pólo Naval do Jacuí é uma revolução para a região”, afirmou o prefeito, que também elegeu a ULBRA como carro-chefe no município para viabilizar o desenvolvimento desse projeto incentivado pelos governos federal e estadual.
Assim como Marcelo Schereinert, manifestaram intenção de doar áreas à ULBRA para a implantação de incubadoras tecnológicas, o prefeito de General Câmara, Darci Freitas; o representante de Charqueadas, procurador-geral Claudionor Silveira Borba; e o representante de Triunfo. A secretária de Gabinete do vice-governador do Estado Beto Grill, que o representava no seminário, Irani Medeiros, enfatizou que “existem vários caminhos para atender as demandas que o Polo Naval do Jacuí exige. O governo do Estado orienta para que haja a conscientização de que todos os municípios precisar estar unidos, em consonância, pois o crescimento virá para a região como um todo”.
O pró-reitor de Graduação Ricardo Willy Rieth recordou a qualificação que a ULBRA São Jerônimo proporcionou à comunidade a partir dos cursos prioritariamente de licenciatura, que mantém na sua trajetória de 22 anos. Anunciou que o Conselho Universitário autorizou a implantação do curso de Engenharia da Produção neste campus, que está focado no desenvolvimento e será importante para a consolidação das iniciativas empreendedoras locais.
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra