Assinatura de termo de cooperação
Ulbra firma parceria com Rede nacional de Afroempreendedores
Contrato sela futuras ações conjuntas de capacitação e visibilidade
Nesta quinta-feira, 11, o reitor da Universidade Luterana do Brasil, Ricardo Willy Rieth, juntamente com alguns professores e membros da direção administrativa da Ulbra, receberam no gabinete da reitoria os representantes da Rede Brasil Afroempreendedor (Reafro) para assinatura de um contrato que firma parceria entre as duas instituições.
Aparecida Silva, vice-presidente da Reafro, representou a instituição e destacou a importância do termo de compromisso de cooperação mútua, que beneficiará tanto a Universidade quanto os empreendedores associados à Rede, através da facilidade no acesso aos conhecimentos acadêmicos. "Isso faz com que consigamos trazer mais pessoas que não tem essa condição e nem perspectiva de se aproximar do universo acadêmico. E para nós, enquanto Reafro, enquanto negros e enquanto povo, essa aproximação é muito importante e vai render muitos frutos de trabalhos e parcerias", comemorou a dirigente.
A assinatura do contrato, bem como seu desenvolvimento, foi acompanhado de perto pela diretora de Extensão da Ulbra, Simone Imperatore, que destacou a importância do acordo. "A relevância se dá exatamente para que a Ulbra possa cumprir o seu planejamento, no que se refere à promoção e empoderamento da comunidade e do povo negro", disse a dirigente, que ainda lembrou que a Instituição é signatária do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, instituído pelo governo federal. Ela ainda apontou outras ações realizadas em parceria com movimentos sociais, como trabalhos com o Instituto de Assessoria a Comunidades Remanescentes Quilombolas e projeto conjunto com a Faculdade EST, na questão da promoção da saúde da população negra. "Estamos realizando nosso papel de promover aprendizados acadêmicos em contextos reais, ao mesmo tempo em que promovemos a transformação social", concluiu.
O reitor Ricardo Willy Rieth disse ver nessa parceria uma visibilidade positiva para a instituição de ensino. "Nos sentimos muito honrados com essa busca pela nossa Universidade. Temos plena certeza que essa parceria irá enriquecer muito o nosso meio acadêmico e trará um respaldo muito positivo tanto para nós, quanto para a Reafro", relatou o gestor. Ele ainda ressaltou a relevância social da Ulbra, tanto em relação ao grande número de bolsistas ingressantes, quanto ao alcance nacional da Universidade. "Hoje, a Ulbra, em todo o país, é composta por uma grade estudantil de quase 1/3 de alunos bolsistas integrais. Também temos polos de ensino instalados em diversos lugares de difícil acesso no território nacional, onde os estudantes, muitas vezes, não têm perspectivas de vida acadêmica, mas com a visão de difusão de conhecimento da Ulbra, eles podem agora se fazer presentes'', concluiu Rieth.
Docentes da Ulbra já tinham atuação na rede afroempreendedora
O professor e coordenador dos cursos de Comunicação da Ulbra, recém empossado como membro do conselho deliberativo da Reafro no Rio Grande do Sul, Deivison Moacir Campos, analisou os ganhos da Universidade e da Rede, através da difusão da plataforma digital de ensino e da diversidade acadêmica promovida pela Ulbra. "Eu acho que é uma oportunidade única para todos nós. Eu tenho acompanhado a Reafro desde o início, e eu acho que essa aproximação será capaz de promover um processo de capacitação dos empreendedores ligados à Rede. No sentido espacial, nós, como instituição de ensino, somos um grupo muito diverso e nossa plataforma tem potência de chegar, de uma forma bem simples, a diversos lugares", destacou o docente, que tem atuação reconhecida na militância negra e em projetos ligados aos estudos étnico-raciais.
Para Marie Rocha, também membro atuante da Rede Brasil Afroempreendedor e coordenadora adjunta do curso de Administração, na modalidade à distância da Ulbra, "o interesse é fomentar o afroempreendedorismo, uma vez que a Ulbra, assim como a Reafro, tem uma abrangência a nível nacional", podendo unir a capacitação, rede de contatos e serviços compartilhados. Segundo ela, dessa forma, selar essa parceria pode e deve ajudar o empreendedorismo da população negra e disseminar conhecimento para toda a comunidade.
Reafro quer ampliar alcance com plataforma da Universidade
O diretor das plataformas EAD da Ulbra, Átila Blesz, demonstrou seu interesse ao selar o contrato com a Rede Brasil Afroempreendedor e promoveu um tópico de discussão para as primeiras ações concretas a serem desenvolvidas: a criação de um curso dentro da plataforma digital da Ulbra, pensado através da percepção da necessidade educacional dos participantes da Reafro.
A plataforma Aula, desenvolvida sob medida pelos profissionais de tecnologia da informação e uma equipe pedagógica da Ulbra, foi totalmente implementada e disponibilizada aos alunos no primeiro semestre deste ano. O Aula visa facilitar o acesso dos estudantes aos ambientes de educação à distância e serve como complemento e suporte aos conteúdos das aulas presenciais. Antes mesmo de ser lançada, a plataforma, já havia sido premiada em eventos nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Emily Bilhan
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras