Acessibilidade
Candidatos com deficiência visual realizam debate na ULBRA
Encontro discutiu mobilidade urbana e acessibilidade
Foi realizado na noite de terça-feira, 25.09, no campus Canoas, um encontro com três candidatos a vereador em Porto Alegre com deficiência visual. O evento foi promovido pelo curso de Ciência Política da ULBRA Canoas e pelo Programa Permanente de Acessibilidade.
Bem diferente do tradicional confronto de ideias, os postulantes a vereança da capital, Gisele Hubbe, (PPS), da Frente Política Cidadã, Josiane França, da coligação PR, PV, PRTB e o professor Adilso Corlassoli, da coligação PT, PPL, PTC abordaram diversos assuntos pertinentes à deficiência visual e a outras deficiências. O debate foi mediado pelos jornalistas Luis Gustavo “Bivis” e Daniellen Doyll. Bivis é comunicador da rádio Pop Rock e Daniellen é apresentadora do telejornal ULBRA Notícias. Compôs a mesa junto aos convidados a professora do curso de Ciência Política da ULBRA Canoas, Arlete Arruda, representando o coordenador da área, Honor de Almeida Neto.
Dentro da temática proposta, mereceram destaque os seguintes assuntos: mobilidade urbana, acessibilidade e preconceito, legislação e acesso ao mercado de trabalho. Josiane apresentou sugestões importantes para a melhoria da qualidade de vida dos deficientes. “A inclusão deve ser feita nas escolas para que desde os primeiros anos as crianças aprendam a lidar com os deficientes visuais”, enfatizou a postulante. O professor Adilso destacou que devem ser promovidas mais ações em benefício dos deficientes. “A mídia tem um papel fundamental, divulgando materiais informativos que promovam maior visibilidade nas questões ligadas às pessoas com deficiência e que contribuam para a diminuição do preconceito”, salientou o candidato. Gisele afirmou que o evento proporciona uma grande oportunidade para a divulgação das propostas de cada candidato. “Quero representar os deficientes em geral, apresentando projetos de inclusão e acessibilidade”, salientou a postulante, que foi eleita Miss Brasil Deficiente Visual 2011.
O coordenador do Comitê de Acessibilidade e do Programa Permanente de Acessibilidade da ULBRA, Humberto Lippo, enalteceu a iniciativa em promover o debate. “A função social da Universidade é dar resposta aos problemas da sociedade. Esse pleito tem se destacado pelo grande número de candidatos com deficiência, o que demonstra que essa temática está cada vez mais em destaque”, complementou. Já a professora Arlete salientou o propósito do encontro. “Dentro do princípio da democracia, o curso de Ciência Política contribuiu possibilitando a apresentação das propostas de candidatos com deficiência”.
A iniciativa em realizar o encontro foi do funcionário da Universidade e membro do Comitê de Acessibilidade da ULBRA, Paulo Fernando Júnior.
Tags
Notícias relacionadas
-
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
04
JANAcessibilidade Dia Mundial do Braille: a Universidade como um local de inclusão -
16
DEZInteresses comuns Parceria entre Ulbra e Grupo Hospitalar Conceição alude a acessibilidade
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras