Reconhecimento
Aluno da Ulbra ganha prêmio internacional como roteirista
Guilherme é acadêmico de Publicidade e apaixonado por cinema
O último dia 27 de março foi digno de muita comemoração para o escritor Guilherme Martins, aluno do 7º semestre de Publicidade e Propaganda da Ulbra. Com o roteiro The Old Punching Bag, traduzido como O Velho Saco de Pancadas, o acadêmico foi premiado como melhor roteiro de drama pelo festival internacional Hollywood Just 4 Shorts, que ocorre anualmente em Los Angeles.
Apaixonado desde a infância pela literatura, Guilherme começou a escrever contos ainda muito jovem, mas foi só em 2016 que descobriu sua verdadeira paixão e meta profissional: a escrita de roteiros de drama para o cinema independente.
Segundo Guilherme, estar inserido no mundo cinematográfico sempre foi um propósito muito presente, além de uma identificação como artista. "Eu sempre gostei de escrever. Sempre escrevi muitos contos, enquanto estava no ensino médio, e assisti muitos filmes. O interesse pelo cinema sempre foi muito grande. Já a questão dos roteiros, foi mais ou menos em 2016 que eu comecei a estudar sobre o assunto, e fui escrevendo alguns curtas, me identificando e me apaixonando pelo ramo'', disse o escritor durante a entrevista.
Quando começou a dedicar-se à carreira de roteirista, Guilherme conta que produziu diversos conteúdos que não renderam frutos como o esperado, mas que serviram de escada para o reconhecimento que viria futuramente. Durante o ano de 2018, decidiu aprofundar-se no estudo das estruturas que compõem um roteiro, através de livros e leitura de outros já consagrados. Após muito empenho, decidiu criar um original como portfólio acadêmico, o já citado The Old Punching Bag.
The Old Punching Bag: inspiração e história
A história que envolve o roteiro acompanha a vida da Laura, uma boxeadora amadora que, após uma tragédia familiar, precisa mudar velhos hábitos em sua vida para poder se dedicar e seguir na carreira profissional do boxe. Este roteiro, além de receber a premiação em Los Angeles, ainda foi finalista em mais dois festivais, um no Recife e outro em Roma.
Guilherme conta que, quando criança, costumava assistir boxe diversas vezes na companhia de seu pai, o que fez com que o esporte sempre fosse presente em sua vida. Dessa forma, criou um afeto pelos esportes de combate, dando ênfase ao feminino, que diz não ser valorizado da maneira como deveria.
"Quando criança, sempre me inspirei muito nos heróis que assistia nos filmes, e isso me fez pensar: será que as meninas também têm heroínas que possam seguir? Por conta disso, escolhi me dedicar à criação de uma personagem que pudesse envolver o mundo feminino e ao mesmo tempo ser um exemplo de força e determinação", disse o jovem.
O que é o Hollywood Just 4 Shorts
O Hollywood Just 4 Shorts é um espaço que premia e oportuniza jovens escritores dedicados ao cinema de curtas. Os artistas enviam seus projetos, e passando por uma banca de seleção, podem ganhar prêmios, além de espaço e visibilidade internacional. É um festival cinematográfico de nicho, que está envolvido neste mercado há aproximadamente 10 anos.
Visibilidade e planos para o futuro
Com a premiação internacional, o acadêmico pode desfrutar de uma certa visibilidade na área do cinema. Segundo o jovem, "é incrível ver que as noites solitárias, só eu e o computador, estão rendendo reconhecimento internacional e que podem alavancar a minha carreira futura como artista''.
Ao ser questionado durante a entrevista, Guilherme diz que essa é a profissão que quer seguir, sempre produzindo conteúdo e histórias que possam inspirar as pessoas. O estudante ainda destaca que, "em tempos de serviços de streaming, está ficando cada vez mais democrático para as pessoas assistirem filmes e séries e, mesmo não tendo um mercado cinematográfico consolidado no Brasil, acredito que tudo está caminhando para que logo haja investimentos suficientes para que se promova essa indústria".
Veja outros trechos da entrevista
Como surgiu o interesse pela área dos roteiros?
Acho que o meu interesse por cinema me acompanhou desde a infância, mas em 2017 que eu realmente comecei a escrever alguns curtas, onde eu participei do Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (Frapa).
Qual a sua principal inspiração na hora de escrever?
É difícil dizer uma coisa só, acredito que seja um pouco de tudo. Desde as nossas vivências, pois acho que a vida te treina a ouvir as pessoas. Uma conversa no ônibus vira um diálogo, um amigo que está passando por alguma dificuldade pode virar uma história. E acho que um pouco de loucura também, porque todo escritor tem um pouco disso, fica inventando diálogos e histórias na cabeça.
Como surgiu a oportunidade de participar do Hollywood Just 4 Shorts?
Quando eu inscrevi o meu primeiro roteiro, que não foi um dos melhores, me dediquei totalmente ao estudo dos roteiros. Comprei livros de estrutura de diálogo, e li vários roteiros também. Aí eu escrevi esse curta , que foi o meu portfólio deste ano. Escolhi alguns festivais gringos e enviei o projeto para eles. O roteiro foi finalista no festival do Recife e em Roma, tive mais duas seleções oficiais, uma em Londres e outra nos Estados Unidos. Aí veio a grande notícia de que eu tinha ganhado no festival de Los Angeles.
Porque você escolheu uma figura feminina como personagem principal do curta?
Acho que porque, desde criança, os esportes de combate sempre estiveram muito presentes. Lembro de ficar assistindo boxe com o meu pai, e eu adorava, mesmo nunca tendo praticado. Mais recentemente eu percebi o quanto há falta de visibilidade para as mulheres no mundo do boxe, que ainda é muito machista, por isso eu decidi me dedicar à criação de uma personagem boxeadora, forte e feminina.
Emily Bilhan
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico -
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes