Pesquisa e inovação
Ulbra assina convênio para desenvolvimento de veículo elétrico híbrido
Parceria foi estabelecida com a Feevale e outras duas empresas
Nesta quinta-feira, 28, autoridades de duas das maiores instituições de ensino privado da região, Ulbra e Feevale, das empresas Agrovec e JSA Engenharia, se reuniram para firmar um contrato de cooperação que resultará no desenvolvimento de um veículo elétrico híbrido. A iniciativa, coordenada pelo professor Moisés de Mattos Dias, da Feevale, contará com a participação de três professores dos cursos da área de Engenharia da Ulbra, que ajudarão na concepção do projeto e também trocarão conhecimentos técnicos e científicos sobre o tema.
O objetivo é produzir o veículo artesanalmente; ele será tracionado por um motor elétrico de 7,5kW ou 10 HP, que será acoplado diretamente na caixa de engrenagens. Normalmente, a tração destes veículos é produzida por um motor a gasolina de motocicleta adaptado. Como a intenção é desenvolver um veículo híbrido, o protótipo contará com um grupo motor-gerador ou com um gerador a combustão. Na prática, o gerador elétrico ficará junto de um motor de combustão, que será abastecido por biometano ou biodiesel, de acordo com as possibilidades do gerador adquirido.
Com o projeto concluído, a energia elétrica gerada pelo gerador a combustão, um retificador e um conversor ou controlador de carga irão carregar uma bateria de alta amperagem, então o motor elétrico fará com que o veículo se mova. Além disso, será possível carregar as baterias diretamente na rede elétrica. "É um projeto que envolve alta tecnologia, onde englobará a eletrônica embarcada, diferentes tipos de motores, entre outras funcionalidades", afirmou o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, José Lesina Cézar, que será um dos três professores da Ulbra envolvidos no desenvolvimento do veículo híbrido, juntamente com os docentes José Carlos Krause de Verney e Luiz Carlos Gertz.
Convênio fortalece posição inovadora da Universidade
Um dos presentes na assinatura do convênio, o diretor do campus Canoas, Leonardo Haerter dos Santos, destacou a importância da parceria para o fortalecimento das produções técnicas e científicas da Instituição. "É sabido que as pesquisas e projetos científicos no país recebem poucas verbas, principalmente para as instituições privadas, então é importante firmar parcerias com empresas e captar recursos para financiar pesquisas acadêmicas, viabilizar publicações, criar produtos e dar visibilidade para a Universidade", disse o gestor.
O professor José Carlos Krause de Verney, que também estará presente nos trabalhos desenvolvidos, ressaltou que a proposta é interessante para todas as partes envolvidas no convênio. "A Feevale já possui uma boa experiência com motores elétricos, nós dominamos a parte automobilística e de desenvolvimento de protótipos, então as duas instituições saem ganhando, além de fornecer um bom produto para as empresas que estão apoiando financeiramente", apontou o docente. Ele ainda adiantou que o projeto é voltado para veículos da área agrícola.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras