Núcleo de Estudos
Neabi promove grupo de estudos sobre Territorialidades Insurgentes
Alunos se reuniram para ouvir sobre Mito, Memória e História
Nesta terça-feira, 26, iniciou-se um projeto do grupo de estudos sob tutela do professor Deivison Cezar de Campos, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), no prédio 11 da Ulbra.
A iniciativa propõe que os encontros ocorram quinzenalmente, com diversos assuntos como pauta de discussão. Neste primeiro momento, o tema abordado será o grupo das Territorialidades Insurgentes. Segundo Tiago Marques, estagiário do Neabi e estudante do 7º semestre de História, o projeto começa com a proposta de "trabalhar as questões sociais e entender como elas surgiram e porque elas se instalam em nossa sociedade. Dessa forma, trabalhar como a memória, ou a falta dela, contribui para a perpetuação dessas questões".
A participação no grupo de estudos conta como horas complementares para os alunos, segundo Deivison, que ainda destaca que "esses grupos de estudos são organizados como oportunidade de discutir algumas temáticas relevantes para os debates étnico-raciais e contemporâneos de uma maneira geral. A ideia para esse ano é trabalhar com três conceitos: Mito, Memória e História. Vamos discutir, principalmente, como os mitos têm sido tencionados e alterados nos últimos anos e como isso interfere na memória coletiva'', disse o docente.
Uma das ingressantes no grupo, Giovanna Cerveira, estudante do 3º semestre de Jornalismo, destacou a importância de promover reuniões com questões sociais como tema de aprendizagem. "É relevante que haja iniciativas como essas, de encontros periódicos com alunos, para promover o debate sobre questões sociais fazendo uma ligação com a memória e história, que são pautas que explicam muito o período que vivemos hoje", falou a estudante ao final da aula.
Emily Bilhan
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras